metropoles.com

Bancas podem ser multadas se não tiverem prova em braile e Libras

Punição de R$ 10 mil por avaliação foi aprovada em comissão na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Foto ilustrativa
libras-840×560 (1)
1 de 1 libras-840×560 (1) - Foto: iStock/Foto ilustrativa

O direito dos candidatos com deficiência é assunto recorrente em projetos de lei que tramitam no Congresso. Na última semana, a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou mudança no Estatuto da Pessoa com Deficiência, determinando a obrigatoriedade de aplicação de provas de concursos em braile e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para concurseiros com deficiência visual e auditiva.

Se o texto for aprovado como está, as bancas organizadoras que descumprirem a determinação podem ser punidas em R$ 10 mil para cada prova. A medida terá validade para órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, incluindo os Três Poderes e o Ministério Público.

O texto é resultado de um substitutivo apresentado pelo relator, deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), ao Projeto de Lei n° 2.097 de 2011, de autoria do Luis Tibé (Avante-MG) e aprovado por unanimidade pelos parlamentares da comissão. A princípio, a legislação iria prever apenas a impressão em braile e foi ampliada para interpretação em Libras. Desde sua proposição, outros sete projetos foram apensados.

Esse é o primeiro passo da tramitação que não precisará chegar ao Plenário da Casa. A partir de agora, o texto segue para as comissões de defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CJC).

Atendimento especial

Mesmo sem uma legislação específica, os concorrentes com deficiência visual e auditiva podem solicitar atendimento especial às bancas organizadoras. Entre as possibilidades de auxílio para realizar as avaliações, estão a presença de um ledor, provas ampliadas, intérprete de Libra e impressão em braile. Como não existe obrigatoriedade, nem todas as empresas oferecem o serviço, que não aumenta o valor da inscrição.

É prática comum que os pedidos sejam feitos durante o prazo de inscrições com a comprovação da necessidade, documentos e laudos semelhantes aos apresentados para pleitear a concorrência dentro da reserva de 5% a 20% estabelecida em lei. A empresa avalia e defere ou não o atendimento especial. Como em todas as etapas do concurso, há prazo para recurso, caso o pedido não seja aceito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?