Ainda dá tempo de salvar a preparação para concursos em 2018
Veja dicas preciosas do que é possível fazer nos últimos 15 dias deste ano para você começar o próximo com o pé direito nos estudos
atualizado
Compartilhar notícia
Contagem regressiva para 2019. Época de eventos sociais, encontros de família e amigos, filhos de férias em casa. Um somatório de atividades e “tentações” para qualquer planejamento e rotina de um concurseiro ser colocado na berlinda. A temporada de provas termina neste fim de semana e só será retomada a partir de 6 de janeiro.
Por um lado, o clima é de renovação, de confraternizações e, por outro, de muita apreensão para quem está se preparando. Afinal, manter o rendimento nos estudos se torna mais complicado e novas atividades podem ajudar a não perder o foco.
Dúvidas sobre estudar ou não, planejar agora ou deixar para depois da virada e, até mesmo, como lidar com comentários impertinentes de parentes. É um período tenso, mas a coluna Vaga Garantida tem dicas preciosas para você aproveitar os 15 dias antes de se despedir de 2018.
Dica um – Avalie como foi o ano
É o melhor momento do ano para uma boa autoavaliação. Colocar no papel a lista do que foi pensado e planejado, e analisar o que funcionou e o que não foi possível realizar. Identificar conquistas e aprendizados e ser grato por cada um deles. Colocar na balança o que pode ser melhorado daqui para frente, sempre com compaixão e carinho, sem o peso de cobranças e culpa.
Dica dois – Crie seu planejamento para 2019
Um bom planejamento requer tempo e dedicação, mas com alguns passos a tarefa se torna mais simples e satisfatória. O primeiro é anotar todas as ideias do que pode gerar melhores resultados do que os obtidos no ano que passou. Em seguida, um filtro dividindo as grandes áreas: conteúdo das provas, orçamento previsto para investimentos na preparação, cursos a serem feitos, habilidades a serem desenvolvidas, identificação do tempo disponível em equilíbrio com outras atividades exercidas, principais compromissos previstos, feriados e viagens.
A partir desse ponto, é possível distribuir ao longo dos meses o que se deseja realizar e o que será possível realizar. Atualmente, nem as maiores empresas desenham o planejamento do ano todo – em vez disso, o dividem em trimestres, na intenção de ter mais clareza dos acontecimentos e sendo mais assertivo nas definições de metas.
Isso quer dizer que os detalhes mais minuciosos são determinados em períodos menores de tempo, o que não impede que exista uma projeção dos períodos seguintes para futura conferência e complemento.
Dica três – Pesquisa sobre os concursos previstos
A temporada 2019 de concursos ainda está bastante nebulosa em razão da mudança nos governos federal e estaduais. Ainda assim, é possível fazer um levantamento com os concursos das áreas e carreiras desejadas para descobrir em que situação estão. Essas informações são muito preciosas, pois colaboram e muito com o planejamento estratégico do estudo.
É importante saber: quando foi o último concurso, se está válido ou não, qual foi a banca organizadora, comparar editais quando há mais de um concurso desejado, ou mesmo saber se há novidades sobre autorização, previsão de edital e/ou provas, formação de comissão interna e processo de licitação e contratação de quem fará as avaliações.
Dica quatro – Revise o conteúdo estudado
Com tantas possibilidades de interferência, os estudos mais prolongados ficam ameaçados. Assim, criar blocos menores que exijam menos dedicação concentrada é uma boa alternativa para essa temporada.
A revisão do conteúdo, analisando os conhecimentos aprendidos, é uma das práticas mais indicadas. Como já foi explicado em outras colunas por aqui, reforçar o que não foi assimilado como deveria parte da elaboração de um simulado personalizado para cada disciplina, seguido de uma análise criteriosa dos resultados. Assim, tanto o levantamento dos assuntos quanto o reforço do estudo podem ser feitos em blocos mais segmentados, facilitando o encaixe na agenda.
Dica cinco – Invista em novas habilidades
Fazer cursos curtos ou estudar habilidades, aquelas identificadas na autoavaliação e que podem ajudar na preparação, são ótimas escolhas. Memorização, leitura acelerada, gestão eficiente do tempo, técnicas de aprendizagem e gestão emocional. Há várias possibilidades on-line e também em livros, um investimento e tanto.
Procure especialistas que possam colaborar para a melhoria de seus resultados e sejam parceiros na construção e na execução de seu planejamento estratégico do próximo ano.
Dica seis – Reserve momentos para descansar
Mesmo que a agenda de provas esteja um pouco apertada, reservar momentos de lazer, descontração e descanso é um convite à renovação de forças, de energias e de confiança em si mesmo. Não será a ceia de Natal ou uma festa sem abusos de virada de ano que prejudicará a aprovação, e sim tudo o que é feito antes e depois.
Sentir culpa por ter tempo para si mesmo e cultivar boas emoções é uma atitude considerada normal entre os concurseiros, mas não deveria ser, nem de longe. Pessoas em constante estado de estresse e ansiedade tendem a aprender menos e prolongar muito mais o caminho até a conquista do cargo público.