Musa de Os Melhores do Mundo, Adriana Nunes cria escola para formar comediantes
Atriz, figurinista e diretora comanda instituição de ensino, com cursos livres para crianças, jovens e adultos
atualizado
Compartilhar notícia
Maior expoente do humor feminino brasiliense, Adriana Nunes, a tão “mal falada” personagem Micaleteia, da peça “Hermanoteu na Terra de Godah”, estudou artes cênicas quando Dulcina de Moraes estava vivíssima e, a Fundação Brasileira de Teatro (FBT) era uma usina de criação. Por incontáveis vezes, testemunhou, com olhos arregalados, a mestra detalhar a saga de erguer a primeira instituição de ensino superior no Brasil, em 1955, totalmente dedicada a esse campo de saber.
Hoje, quase três décadas depois, o sonho de Dulcina se refaz em Adriana Nunes. Ela acaba de anunciar a criação da Escola de Teatro e Comédia (ETC…), que vai funcionar nas asas Norte e Sul, com cursos livres para crianças, jovens e adolescentes.
.Dulcina me fez acreditar no teatro como uma profissão sem me tirar o direito à brincadeira, à experimentação. Pude trabalhar com a comédia desde o início, sem preconceito, com respaldo e apoio
Adriana Nunes
Era uma vez…
A história da comédia em Brasília passa por Adriana Nunes. Em 1989, ainda estudante, ela atraía a atenção do público e da crítica com o grupo Caricaturas, que montava esquetes da peça “Namoradeiras”, do saudoso dramaturgo Lauro Nascimento, em ambientes alternativos, como o extinto bar Caderno 2.
Não demorou muito para que o Caricaturas se esbarasse com a fervilhante dupla Welder & Pipo, no Jogo de Cena, e formasse A Culpa da Mãe (1991), embrião do que é hoje a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, fenômeno brasiliense de público em território nacional.
Quantas companhias de comédias surgiram depois que começamos! É maravilhoso ver essa tendência. Meu braço direito na ETC… é Luciana Amaral, atriz, arte educadora e comediante que conheci nos palcos da cidade.
Adriana Nunes
A ciência do riso
Adriana sabe que não é fácil fazer comédia. Para além do dom natural de ser engraçado, é preciso conhecer a ciência do riso. Talvez, isso justifique por que muitos grupos intuitivos não sobrevivem no mercado depois da primeira peça.
O riso vem depois de muito trabalho. Temos, hoje, uma demanda grande para o profissional de comédia. A publicidade abriu as portas para campanhas bem humoradas. A medicina reconheceu a eficácia do riso nos tratamentos hospitalares e o o cinema brasileiro ganhou vida nova, principalmente, com filmes de comédia.
Adriana Nunes
O caminho da gargalhada
A missão de Adriana Nunes é traçar o caminho da gargalhada, com ensinamentos que envolvem todas as áreas do fazer teatral. O ato de fazer rir não está restrito ao de contar piada. Mas em todos os elementos que a envolvem: atuar, dirigir, escrever, criar a sonoplastia, o figurino, a maquiagem, a luz, o cenário.
Acredito que todo mundo é criativo e que, juntos, podemos nos reconectar com essa realidade por meio do teatro.
Adriana Nunes
Da experiência com Os Melhores do Mundo, ela traz a criatividade como mola-mestra.
A comédia ganhou respaldo intelectual e científico. Fazer rir, hoje, é atividade conceituada. Mostra que não somos perfeitos, que podemos rir de nós mesmos e, dessa forma, enfrentar os problemas com mais habilidade.
Adriana Nunes
- Serviço:
Escola de Teatro e Comédia (ETC…)
Início: Fevereiro de 2016
Informações:
Claude Debussy
Instituto de Dança, Música e Teatro
Asa Norte SHCGN Quadra 716
Bloco “C” loja 36
Tel: 3349 0506
Asa Sul SHCS Quadra 513
Bloco “C” loja 31 Parte A
Tel: 3245 3440