metropoles.com

Musa de Os Melhores do Mundo, Adriana Nunes cria escola para formar comediantes

Atriz, figurinista e diretora comanda instituição de ensino, com cursos livres para crianças, jovens e adultos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

Maior expoente do humor feminino brasiliense, Adriana Nunes, a tão “mal falada” personagem Micaleteia, da peça “Hermanoteu na Terra de Godah”, estudou artes cênicas quando Dulcina de Moraes estava vivíssima e, a Fundação Brasileira de Teatro (FBT) era uma usina de criação. Por incontáveis vezes, testemunhou, com olhos arregalados, a mestra detalhar a saga de erguer a primeira instituição de ensino superior no Brasil, em 1955, totalmente dedicada a esse campo de saber.

Hoje, quase três décadas depois, o sonho de Dulcina se refaz em Adriana Nunes. Ela acaba de anunciar a criação da Escola de Teatro e Comédia (ETC…), que vai funcionar nas asas Norte e Sul, com cursos livres para crianças, jovens e adolescentes.

Dulcina me fez acreditar no teatro como uma profissão sem me tirar o direito à brincadeira, à experimentação. Pude trabalhar com a comédia desde o início, sem preconceito, com respaldo e apoio

Adriana Nunes
.

Era uma vez…
A história da comédia em Brasília passa por Adriana Nunes. Em 1989, ainda estudante, ela atraía a atenção do público e da crítica com o grupo Caricaturas, que montava esquetes da peça “Namoradeiras”, do saudoso dramaturgo Lauro Nascimento, em ambientes alternativos, como o extinto bar Caderno 2.

Acervo/Adriana Nunes
Registro de “As Namoradeiras” (1989)

 

Não demorou muito para que o Caricaturas se esbarasse com a fervilhante dupla Welder & Pipo, no Jogo de Cena, e formasse A Culpa da Mãe (1991), embrião do que é hoje a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, fenômeno brasiliense de público em território nacional.

Quantas companhias de comédias surgiram depois que começamos! É maravilhoso ver essa tendência. Meu braço direito na ETC… é Luciana Amaral, atriz, arte educadora e comediante que conheci nos palcos da cidade. 

Adriana Nunes
Adriana quer formar o comediante em projeto ousado

 

A ciência do riso
Adriana sabe que não é fácil fazer comédia. Para além do dom natural de ser engraçado, é preciso conhecer a ciência do riso. Talvez, isso justifique por que muitos grupos intuitivos não sobrevivem no mercado depois da primeira peça.

O riso vem depois de muito trabalho. Temos, hoje, uma demanda grande para o profissional de comédia. A publicidade abriu as portas para campanhas bem humoradas. A medicina reconheceu a eficácia do riso nos tratamentos hospitalares e o o cinema brasileiro ganhou vida nova, principalmente, com filmes de comédia.

Adriana Nunes

O caminho da gargalhada
A missão de Adriana Nunes é traçar o caminho da gargalhada, com ensinamentos que envolvem todas as áreas do fazer teatral. O ato de fazer rir não está restrito ao de contar piada. Mas em todos os elementos que a envolvem: atuar, dirigir, escrever, criar a sonoplastia, o figurino, a maquiagem, a luz, o cenário.

Acredito que todo mundo é criativo e que, juntos, podemos nos reconectar com essa realidade por meio do teatro.

Adriana Nunes

Da experiência com Os Melhores do Mundo, ela traz a criatividade como mola-mestra.

A comédia ganhou respaldo intelectual e científico. Fazer rir, hoje, é atividade conceituada. Mostra que não somos perfeitos, que podemos rir de nós mesmos e, dessa forma, enfrentar os problemas com mais habilidade.

Adriana Nunes
  • Serviço:

Escola de Teatro e Comédia (ETC…)
InícioFevereiro de 2016
Informações:
Claude Debussy
Instituto de Dança, Música e Teatro
Asa Norte SHCGN Quadra 716
Bloco “C” loja 36
Tel: 3349 0506
Asa Sul SHCS Quadra 513
Bloco “C” loja 31 Parte A
Tel: 3245 3440

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?