Joseph Climber é marco do teatro e da trajetória dos Melhores do Mundo
O esquete ganhou a internet e fez a vida do grupo mudar da noite para o dia
atualizado
Compartilhar notícia
Até o ano de 2006, era praticamente impossível determinar qual espetáculo da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo tinha maior sucesso entre o público brasiliense, sobretudo. Mas, como milhões de brasileiros já sabem, “a vida é uma caixinha de surpresas”, e eis que o personagem Joseph Climber, interpretado brilhantemente por Welder Rodrigues, quebrou tudo nas redes sociais, num tempo quando o YouTube era a personificação de Deus na web.
Três milhões de acessos, e a vida da trupe brasiliense mudou da noite para o dia. A agenda ficou pequena para os pedidos de sessões, e os teatros se alargaram. Todo mundo queria ver ao vivo a saga do personagem, dono de uma resiliência admirável. “Notícias Populares”, que já tinha sido apresentado no Rio e em São Paulo, com nariz torcido da então maior crítica de teatro do país, a saudosa Bárbara Heliodora, virou jogo. As pessoas iam às casas de espetáculos para assistir ao esquete como se fosse uma cobrança de pênaltis.A carreira de Welder Rodrigues, sobretudo, foi redimensionada. Ele traçou o caminho que o tornou hoje, no “Tá No Ar” e no “Zorra Total”, em um dos mais importantes comediantes contemporâneos do país. Curiosamente, o quadro de Joseph Climber ficou na gaveta do autor Jovane Nunes por um tempo, até ser testado em espetáculos alternativos da dupla Welder & Pipo (Ricardo, seu parceiro no quadro).
O esquete chegou a ser apresentado em shoppings do Distrito Federal no estilo praça de alimentação. Mas nunca causou o furor visto após a apresentação do grupo no “Programa do Jô” cair na internet. Como um rastilho de pólvora, o vídeo se propagou pelos computadores. As pessoas faziam rodas para assistir e dobravam-se em gargalhadas. Foi um dos primeiros grandes fenômenos da internet, ao lado de “O Tapa na Pantera”, com a dama do teatro underground brasileiro, Maria Alice Vergueiro.
Sempre atualizado pelo grupo, “Notícias Populares” mostra a verve do humor político dos Melhores do Mundo, com quadros que dialogam com a realidade. Em tempos decadentes da política brasileira, deve estar mesmo imperdível. Se for mantido o quadro do debate entre presidenciáveis, a peça deve beirar o teatro do absurdo.
Um dos melhores quadros de “Notícias Populares” é o “Assalto à Gramática”, no qual sequestradores eliminam vítimas à medida que a língua portuguesa é violentada.
Abaixo, o texto-base de Joseph Climber. Só de ler, a gente ri pelos cotovelos:
Narrador:
Existem pessoas que não se abatem por nada. Até mesmo os mais terríveis obstáculos são encarados como novos e maravilhosos desafios. Hoje conheceremos a história de Joseph Climber. Joseph Climber, 17 anos de idade, campeão mundial de luta livre, no auge de sua carreira e de sua forma física.
A vida é uma caixinha de surpresas e, numa bela manhã de sol, Joseph Climber estava de namoricos com sua pequena Emy. De estômago cheio, Joseph foi se envolvendo com as carícias de sua pequena. E, sem se controlar, foi acometido por uma terrível congestão. Isso deixou-o paralisado de todo o lado esquerdo do corpo. Qualquer um de nós ficaria desmotivado, mas não este homem! Não Joseph Climber!
Deixou a carreira de lutador e arranjou emprego como telefonista. Por motivos óbvios, ele só podia atender um telefone de cada vez e sem anotar os recados, e, em pouco tempo, ele inventou um multiatendedor automático de telefones. Um exemplo de perseverança. Um exemplo de que não devemos desistir tão fácil.
Mas a vida é uma caixinha de surpresas e, numa bela manhã de sol, um acidente aéreo faz com que Joseph Climber perca completamente sua voz. Juntamente com a voz, ele perde seu emprego como telefonista. Qualquer um de nós ficaria chateado, abatido. Mas lembre-se que estamos falando de Joseph Climber! Que passou a se comunicar através de gestos feitos com a sua mão direita. E vejam o que é a perseverança: graças à fantástica habilidade adquirida, ele se tornou maestro da orquestra de sua cidade.
Mas nem tudo são flores na vida de Joseph. Numa bela manhã de sol, Joseph descansava à sombra de uma árvore, quando uma bombinha de São João estoura ao seu lado, deixando-o completamente surdo. Qualquer um de nós ficaria chateado, abatido, quem sabe até desmotivado, mas, por Deus, este é Joseph Climber.
E, neste período, mudou-se para o campo. Mas não ficou parado, não. Lá, numa fazenda, arranjou emprego como operador de uma máquina de moer cana. Um exemplo de perseverança! Um exemplo de que não devemos desistir tão fácil.
Mas a vida é uma caixinha de surpresas e, numa bela manhã de sol, trabalhava, quando a máquina tritura o seu braço direito. O mais impressionante é que, mesmo sem poder falar, Joseph Climber solta um urro desesperado de dor. Qualquer um de nós ficaria chateado, desmotivado, mas este é Joseph Climber, o maior exemplo vivo de perseverança já visto sobre o planeta Terra!
Joseph Climber voltou para a cidade. E, em uma noite especial, em seu apartamento, envolto em uma aura de magia e um estranho vento que soprava do leste, Joseph Climber incorpora o espírito de Van Gogh e passa a pintar belíssimos quadros com sua perna direita. Logo é convidado a expor em todas as grandes galerias do mundo.
Mas a vida, esta sim, é uma caixinha de surpresas. Pois, numa bela manhã de sol, ao tentar invocar o espírito de Van Gogh, Joseph Climber acidentalmente incorpora o espírito de Hagar, o Terrível, e, numa horrenda luta mediúnica, amputa as próprias pernas. Qualquer um de nós ficaria desmotivado, sem vontade de cantar uma bela canção, mas, por Deus, este é Joseph Climber!
Que, em pouquíssimo tempo, se tornou o mais importante funcionário da agência dos Correios, selando milhões de cartas por dia. Um exemplo de que não devemos desistir tão fácil. Não devemos desistir nunca!
Mas a vida… (Joseph diz: — Vai tomar no %$&%&*%$!!!).
Hoje em dia, este incrível homem que aqui está ganha a vida como feliz e bem-sucedido peso para papel!