metropoles.com

A professora que encheu os olhos dos detentos da Papuda de liberdade

Aposentada, Janilce Rodrigues trabalhou, por oito anos, com teatro dentro da Papuda e vai escrever livro sobre experiência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
janilce rodrigues
1 de 1 janilce rodrigues - Foto: null
A professora aposentada Janilce Rodrigues acompanha perplexa as chacinas que se espalharam por presídios do país, desde o começo de 2017. Tem a convicção de que “bandido bom não é bandido morto”, como pregam alguns humanos. Ao contrário, sabe o quanto vale a vida de cada um dos encarcerados.
Janilce emociona-se ao lembrar da experiência na Papuda

 

Por oito anos, ela frequentou o sistema prisional da Papuda para levar técnicas e jogos teatrais a quem violou a lei. No seu ofício diário, testemunhou uma pequena revolução. Uma vez, fazia exercícios teatrais com um grupo de jovens detentos. Eles corriam, brincavam e, ao final, um deles revelou entusiasmado:

Por um momento, me esqueci que estava preso

De Sobradinho, onde dava aulas de teatro, Janilce seguiu para Papuda com o objetivo de trabalhar teatro com pequeno grupo de detentos, que já havia passado por alguma experiência teatral. A trupe era formada por quatro rapazes. Juntos, eles decidiam temas a serem teatralizados de forma pedagógica. Uma vez, escreveram e encenaram uma peça sobre os males do tabagismo. Em outra, levaram ao palco a rotina de um detento. Na experiência, refletiam a complexidade de estar encarcerado.

Vi a transformação humana diante dos meus olhos. É emocionante. Desses quatro rapazes, um se foi. Perdermos para o crime. Os outros três estão livres, ressocializados, com laços de família e de trabalho

Janilce Rodrigues
Janilce conta que o teatro refaz a importância de ser livre
Um deles, que vamos chamá-lo de Nelson, levou as técnicas de teatro para a igreja. Outro, o Plínio, melhorou o relacionamento afetivo com a família.

Um deles me contou que pegava o ônibus e se perguntava: será que essas pessoas podem imaginar que eu um dia estive na Papuda?

Janilce é entusiasta do poder da arte nesse processo de ressocialização. Atualmente, lê o livro sobre a psicanalista Nise da Silveira e encanta-se com a revolução que a cientista promoveu no sistema manicomial. Fica triste quando o governo anuncia medidas de segurança e de construção de presídios sem pensar num processo transversal de educação e de arte para os detentos.

Vi presos que não eram alfabetizados se interessarem em aprender a ler por conta do teatro. Outros melhoraram a comunicação e o afeto

Janilce Rodrigues

 

Janilce testemunhou a felicidade de cada preso em subir ao palco
O projeto de Janilce foi tão importante que o grupo teatral da Papuda saiu sucessivamente do presídio para se apresentar em teatros da cidade. Fui, uma vez, assistir a peça musical “Gonzaguinha” e fiquei emocionado com a força dos atores em cena. Eles chegavam trazidos por um aparato policial e ocupavam as coxias. Em cena, cantavam, tocavam instrumento e contavam a história do grande cantor e compositor brasileiro. Os parentes gritavam da plateia, mas não poderiam tocá-los, nem ao final, no momento dos aplausos.

Uma vez, fomos ao CCBB, no projeto Teatro Escola, e um deles me pediu para tirar uma foto do local. Queria mostrar ao mundo que ele frequentou um espaço tão bonito. Hoje, ele está livre. Nunca mais voltou a criminalidade

Janilce Rodrigues
Janilce quer escrever um livro sobre o teatro na Papuda
Até hoje, Janilce mantém contatos com os ex-alunos, a maioria está livre. Em casa, possui uma coleção de cartas escritas pelos participantes durante os processos, além das peças criadas no sistema prisional. Quer organizar tudo num livro e contar essa experiência. Quem sabe o governo se interessa e estimula o ensino de arte dentro do sistema prisional.

Nesse período, nunca ouvir nenhum detento falar de facção alguma. A preocupação era outra. Viver aquela experiência teatral

Janilce Rodrigues

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?