Tartar de abacate: saiba como preparar uma entrada simples e rápida
Receita leva pouco tempo para ser preparada e pode ser incrementada com ervas e molhos
atualizado
Compartilhar notícia
Hoje eu vim em busca de polêmica! Hahaha Bem que o Bruno (meu marido, se você é novo aqui na coluna) me lembrou que eu tinha dito, quando pensei em ensinar tartar, que ia mudar o nome… Mas, queridos, com ou sem polêmica, hoje vamos ter tartar de abacate! O prato popular leva o nome de steak tartare. É feito de carne crua com vários condimentos e especiarias. Costuma ser servido com uma gema de ovo crua por cima.
O prato é de origem alemã, mas graças aos franceses, ele se popularizou. O steak tartare tem origem bárbara, de um povo (os tártaros) que habitou a Europa naquela época difícil. Essa é uma das versões da sua origem. A outra é que a receita teria surgido com Átila e os seus guerreiros, por volta do século 5. Pra aproveitar a carne dos cavalos que morriam, eles a armazenavam nas celas para amaciar antes de prepará-la.
Eles temperavam a carne cortada com ervas e raízes, uma refeição simples que não precisava de cocção e era conhecida entre eles por ser comida de guerreiros fortes, já que nenhum estômago delicado aguentava essa iguaria. Só com a popularização dos franceses que a receita passou a ser o que é comido hoje – inclusive a adição do ovo é mérito deles.
Veja a receita completa no blog Sunday Slices.