Receita para o Natal: conheça o pandoro de maracujá
O primo do panetone faz muito sucesso na Itália. É doce e delicioso
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto no Brasil as festas dividem as pessoas em dois grupos, os pró-uva-passa e os contra uva-passa, na Itália temos o panetone versus pandoro.
O pandoro, se você não conhece, é o irmão mais novo do panetone e foi criado em Verona. Ele não tem frutas cristalizadas, é mais amanteigado e vem em formato de estrela de oito pontas, inspirada no pintor impressionista Angelo Dall’Oca Bianca. O “pão de ouro” dá ainda mais trabalho, já que precisa ser fermentado de 7 a 8 vezes para ficar macio. O processo todo pode demorar 20 horas.
Tradicionalmente, ele é servido com um creme de mascarpone, mas, por aqui, vamos entrar na época dos maracujás e, por isso, ensino uma receita, combinada com o pandoro, desse contraste. É como o tradicional creme amarelo, mas com suco concentrado da fruta.
Eu faço ele caseiro. Você precisa de quatro frutas inteiras, para bater a polpa no liquidificador, sem acrescentar água. Depois, basta intercalar uma camada de pandoro e uma de creme. No final, fica parecido com uma árvore de Natal.
Veja a receita do blog Sunday Slices!