Em clima de arraiá: aprenda receita de curau de milho
Para aquecer a festa junina, aprenda esse preparo delicioso
atualizado
Compartilhar notícia
Decidi há algumas semanas que faria um especial de festa junina! Afinal, essa época do ano é riquíssima em cultura gastronômica e a gente precisa por isso dentro de casa. Ainda estamos em maio, mas o clima frio vem chegando com pressa. Até junho, quero ensinar as receitas mais famosas, para você poder fazer seu próprio arraial.
As festas juninas chegaram ao Brasil através dos portugueses, na época da colônia, mas quem cozinhava eram os escravos e os indígenas – por isso, muitas receitas carregam essa influência misturada. A festa é comemorada de fato em 24 de junho, dia de São João Batista, no mundo inteiro.A celebração em si é uma maneira incrível de descrever nosso país: farto, multicultural, com ingredientes e tradições vindas de todos os lados.
Vou começar minha festa pelo curau de milho. Um creme bem consistente feito de milho verde, leite e açúcar. Em alguns lugares se adiciona coco. O nome de cada comida muda de acordo com a região do país.
No Centro-Oeste, é curau de milho. No Nordeste, canjica. No Rio e em Minas, papa de milho. O nome vem do Tupi e define sua origem: mingau. A receita é uma mistura de um pudim tipicamente europeu, com uma bebida típica dos índios. Mistura com cara de Brasil.
Quando comecei esse especial, pesquisei e testei as receitas todas e fui para casa da minha mãe, onde seria o nosso cenário junino. Chegando lá, ela acompanhou tudo e acabou me ensinando de verdade as tradições de cada prato. Mamãe cresceu na fazenda, no interior do Goiás. Herança gastronômica ali é de uma riqueza sem tamanho!
]Minha avó cozinhava como ninguém, e essas comidas típicas faziam parte do dia a dia. Então vou te ensinar as receitas da minha família. Espero que gostem!
Veja a receita completa no blog Sunday Slices!