Aprenda uma deliciosa receita de moqueca de banana-da-terra
A panela de barro ajuda a manter o cozido fumegante por mais tempo. Há versões baiana e capixaba do prato
atualizado
Compartilhar notícia
A moqueca é uma herança cultural brasileira. Dizem que ela chegou ano nosso país com os africanos, como tantas comidas típicas das quais já falamos por aqui. Lá na Angola, esse prato também é comum, e se assemelha à nossa versão baiana. Falo “versão” porque temos uma capixaba também, nascida no Espírito Santo. Essa receita é tradicionalmente um cozido de peixe e outro de frutos do mar. Hoje te ensino uma opção vegetariana, com banana-da-terra.
Na moqueca capixaba, o tradicional azeite de dendê dá espaço para o azeite comum e o urucum (ou colorau), que se encarrega de dar aquele tom alaranjado ao prato. Essa ausência de ingredientes típicos da culinária africana se dá porque, naquela época, o Espírito Santo não recebeu tantos escravos africanos quanto Salvador, o porto de entrada.
Todas elas têm uma coisa importante em comum: a panela de barro, que mantém o cozido fumegante por mais tempo. No Espírito Santo, até hoje as panelas são feitas de acordo com a técnica indígena. Segundo os capixabas, o tipo de argila ajuda na redução da acidez do tomate e do pimentão.
Veja a receita completa no blog Sunday Slices.