Aprenda receita de um reconfortante e delicioso pão de banana
O preparo, que parece um bolo, é capaz de reavivar suas mais prazerosas memórias
atualizado
Compartilhar notícia
Eu cresci num condomínio fechado, com parquinho, piscina, Cosme e Damião. Lembro de pegar um vidro de esmalte turquesa (escondido da mamãe que não deixava a gente pintar as unhas), de correr gritando pelos corredores atrás de doces, de brincar de pique-esconde com mais 10 crianças… Essas eram lembranças que eu não vivenciei tanto na vida adulta. Desconhecia o conceito de viver junto à outras pessoas, com essa troca intensa. Mudei de casa oito vezes nos últimos 27 anos.
Eu decidi, quando me mudei pela oitava vez, que meus filhos viveriam em comunidade. Conheci a Mariana na primeira aula de judô do clube ao lado do nosso prédio. Nossos filhos, coincidentemente, estudam na mesma sala, e, por incrível que pareça, a caçula dela tem quase a idade do meu. Me abri para o novo e ganhei essa pessoa linda! Logo mais me mudo novamente e, dessa vez, vou sentir saudade de pessoas, apoio, ajuda, ombro. Ela me cede ovos e eu devolvo biscoitos, eu empresto a forma e ela chega com pão de banana… Esta poderia ser mais uma coluna sobre a receita tão famosa nos nossos vizinhos norte-americanos, mas é um preparo para dizer que comida une as pessoas. Presenteia! Feita com amor, ela preenche a gente de forma singela. Não só a barriga.Quando a gente vira mãe escuta que a maternidade pode ser um tanto solitária, que rede de apoio é utópico, que criar nossos filhos dentro de uma comunidade é um sonho inatingível. Pode ser, se você levar a vida assim. Mas aí me vem a lembrança de crescer cercada por outros pequenos. De fazer capoeira embaixo do prédio e só subir à noite! E você finalmente me pergunta: o que isso tem a ver com a receita de hoje, Thamires? Bom, o banana bread (pão de banana) bateu em minha porta, literalmente, pelas mãos da minha vizinha, Mari.
A Mari aprendeu essa na internet e, depois de me oferecer alguns pedaços, me repassou os ingredientes. Fiz uma vez e comi tudo. Na segunda tentativa, levei para as minhas amigas mães (que também fazem parte da minha rede de apoio). Depois, bati na porta do meu outro vizinho e levei esse carinho e aconchego para família dele em um domingo. Esse pão parece bolo e é fácil, rápido, tem aroma de reconforto e praticidade para quem ama usar o liquidificador.
Ele também permite que você use tudo que te faz feliz: canela, coco, castanhas, pedaços de outras frutas! E te conto mais: se fatiar, jogar manteiga nos lados e colocar na frigideira, não tem como não se derreter junto!
Veja a receita no blog Sunday Slices!