metropoles.com

Aprenda a substituir o pinoli em uma receita nada italiana de pesto

Troco o alimento italiano por qualquer castanha do meu agrado: baru, castanha de caju, castanha do Pará e até amêndoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thamires Gomes Santiago/Metrópoles
Sunday Slices
1 de 1 Sunday Slices - Foto: Thamires Gomes Santiago/Metrópoles

Essa receita é da série: nunca falta na geladeira aqui de casa. O pesto de manjericão tem suas mil funções: é gostoso, nutritivo e rápido de fazer. Você pode usar como molho de macarrão, pasta para sanduíches, para passar em palitinhos de cenoura e pepino, molho pra saladas ou para peixes.

Essa mistura nada mais é que as folhas do manjericão, alho, azeite, parmesão e em sua receita original: um pinhão italiano chamado pinoli. Tudo é processado junto em ponto cremoso. O pinoli no Brasil é caro, então nunca foi uma opção aqui fazer como manda a receita de Gênova (Itália). Até porque lá eles colocam, além do parmesão, o queijo pecorino (queijo de leite da ovelha).

Eis, então, que lhe apresento a minha versão nada italiana dessa maravilha! Troco o pinoli por qualquer castanha do meu agrado. Já usei e abusei de todas que encontrei: baru, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes. Eu gosto de variar, gosto de experimentar e mais ainda, eu gosto de ser prática e usar o que tenho na minha dispensa. Assim, você desapega de seguir receitas à risca, explora seu paladar e não gasta dinheiro com ingredientes que você não vai usar depois. O mais comum é substituir pela castanha do Pará, porque ela tem uma textura mais próxima ao pinoli.

Thamires Gomes Santiago/Metrópoles

O pesto genovese é feito no pilão, onde se amassam as folhas junto aos outros ingredientes. Mas o século 21 chegou aqui na porta e a gente usa mesmo é o liquidificador ou o processador para acelerar a receita. Para isso, é legal você lavar bem e secar as folhas do manjericão. Isso faz toda a diferença no resultado final! Quando acabar e colocar seu molho num pote hermético, sugiro que você cubra com azeite, porque a oxidação é rápida e ele acaba escurecendo. Mas não é nada que vá estragar seu molho. Basta misturar de novo e servir sem problemas. Bom apetite!

Veja a receita completa no blog Sunday Slices.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?