Aprenda a fazer a gostosa e refrescante salada italiana panzanella
A receita leva pão, tomate e muçarela de búfala e cai muito bem em dias de calor
atualizado
Compartilhar notícia
Aqui em Brasília, no almoço, a gente está derretendo! E aquele meu desejo de uma comida refrescante pode finalmente ser realizado com louvor. Foi-se o tempo que, quando eu falava em salada, a minha cabeça pensava em alface e tomate. O prato tem uma capacidade forte de mostrar sabores desconhecidos quando combinamos legumes, verduras, frutas e temperos diversos.
Conto mais: existem saladas super tradicionais mundo afora que são o equivalente ao nosso “alface com tomate”. Hoje, eu ensino uma tradicional da região da toscana italiana. Essa receita surgiu com os fazendeiros italianos, coisa bem simples mesmo. É a forma como eles encontraram para aproveitar o pão velho, adormecido e o que tinha em casa.
Basicamente juntaram tomates, pepino, cebola e pão. Produtos locais plantados pelos toscanos. A marinada e a água do sal vão criando um caldinho que por fim vai molhar os pedaços de pão e os deixar molhadinhos. Por isso, levamos ao forno antes, para que a crosta da torrada crie uma textura a mais quando amolecerem nos líquidos da salada.Panzanella significa, a grosso modo, salada de pão
Não existe uma regra rígida sobre o que adicionar nessa salada. Em várias regiões, eles colocam alcaparra. A cebola é sempre vermelha e as ervas frescas variam entre manjericão e orégano. Dica: pode adicionar pimentões vermelhos se gostar.
Ela tem gosto de frescor, é leve, rápida e pode ser feita horas antes de servir. Para fazer a versão vegana, basta retirar a muçarela de búfala.
Veja a receita completa no blog Sunday Slices!