Transição de Ivana em “A Força do Querer” é marco das novelas
A cena, que foi ao ar nessa terça-feira (29/8), representa um momento histórico e importante na telinha
atualizado
Compartilhar notícia
A teledramaturgia sobrevive de momentos incríveis. Quem não se lembra da cena de Camila (Carolina Dieckmann) raspando os cabelos em “Laços de Amor”? No capítulo de “A Força do Querer dessa terça-feira (29/8), a transição de Ivana é certamente uma cena que ficará na história das novelas.
Impactante, com uma carga emocional, extremamente bem interpretada. Faltam elogios para o momento conduzido com energia e carinho por Carol Duarte. “Você teve dois filhos homens”, disse, olhando nos olhos da mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido).
O crítico de televisão Maurício Stycer argumenta que o público comprou a trama de Ivana por conta de um debate crescente dentro da sociedade.
Colunista do portal F5, Tony Goes credita a Glória Perez a boa recepção do público ao drama de Ivana. “Ela soube conquistar a simpatia do público durante meses a fio”.A discussão sobre os direitos LGBT está em um momento de grande evidência. Parte da sociedade parece entender que este tema é necessário e não cabe ficar escondido. Some-se a isso, a curiosidade e o desconhecimento que parecem existir sobre esta questão específica, a da transexualidade
Maurício Stycer
A cena, além de importante para a teledramaturgia, ganha importância ainda maior pelo contexto atual. O Brasil é apontado como o país no qual travestis e transexuais mias são assassinados no mundo. Em 2016, foram 127, um a cada 3 dias, segundo o Grupo Gay da Bahia.
Uma certeza temos: diversas Ivanas se viram na televisão nessa terça. Viram que não estão sozinhas. Representatividade importa muito. Ainda bem!