metropoles.com

“Sense8”: entre a diversão e a questão do ser humano fragmentado

A segunda temporada da série acerta em trazer mais ritmo à narrativa, mas peca por exagerar nas características positivas dos personagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
sense 8
1 de 1 sense 8 - Foto: Divulgação

Em 1992, Stuart Hall afirmou que o homem da atualidade estava se fragmentando. Em seu livro “A Identidade Cultural na Pós-Modernidade”, ele crava: “As velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno”. O conceito, 25 anos depois, encaixa-se bem ao enredo da série “Sense8”.

Os oito sensitivos espalhados pelo mundo voltam ainda mais conectados na segunda temporada. Suas dores, paixões, frustrações e dúvidas são compartilhadas constantemente, como se, de fato, aquele outro que “fala na mente” fosse como ele mesmo. Cria-se, então, uma identidade apartada do próprio indivíduo.

Entretenimento, não filosofia

Mas calma lá. Trata-se de entretenimento. A série da Netflix prefere trabalhar desfechos emotivos e cheios de ação do que se aprofundar na questão fragmentária do “homo sensorium”, como são chamados os sensitivos. E não haveria problema algum nisso se esses “exageros” não revelassem as muitas falhas do roteiro.

Por exemplo, Nomi Marks (Jamie Clayton) não é apenas uma transexual que saca tudo de informática. Ela, junto com a namorada Amandita (Freema Agyeman), formam o par hacker mais poderoso da Terra. Dos Estados Unidos, ela consegue desligar câmeras da prisão e alterar semáforos na Coreia do Sul – tudo em questão de segundos.

O mesmo ocorre com outros personagens.Todos eles revelam ser os melhores no que fazem, ultrapassando até mesmo outros grupos de “homo sensorium” que encontram pelo caminho. Lito Rodriguez (Miguel Ángel Silvestre) é o ator irretocável, Sun Bak (Doona Bae), a exímia lutadora de artes marciais, e Kala Dandekar (Tina Desai), a farmacêutica, química e enfermeira que manipula remédios pesados e faz pílulas apenas olhando a composição de outras.

5 imagens
Sense8
"Sense8" teve duas temporadas. Em 2018, a previsão é de que a série termine com um especial de duas horas.
"Sense8": celebração do multiculturalismo e da diversidade sexual.
1 de 5

"Sense8": Depois do cancelamento da série, a Netflix ouviu os milhares de apelos dos fãs e decidiu fazer um episódio de despedida. A ficção científica das irmãs Lana e Lilly Wachowski ganhará um desfecho com duração de duas horas. Sem previsão

Divulgação
2 de 5

Sense8

Divulgação
3 de 5

"Sense8" teve duas temporadas. Em 2018, a previsão é de que a série termine com um especial de duas horas.

Divulgação
4 de 5

"Sense8": celebração do multiculturalismo e da diversidade sexual.

Divulgação
5 de 5

Divulgação

Tamanho poderio dos personagens tornam suas histórias menos críveis e colocam a excelente narrativa que envolve o cotidiano deles em segundo plano. Pode-se até mesmo afirmar que não havia necessidade de trabalhar a perseguição de Sussurros, também chamado de Mr. Whispers e de Canibal.

Essa perseguição, que revela um submundo mortal para os “homo sensorium”, é, com certeza, a parte mais chata da série. O tema volta à tona sempre quando os protagonistas começam a se aprofundar em seus próprios problemas, servindo apenas de motivo para a existência do casal insosso Riley Blue (Tuppence Middleton) e Will Gorski (Brian J. Smith).

De todo modo, a segunda temporada da série acerta em trazer mais ritmo à narrativa. As cenas de tensão e de luta empolgam os fãs, enquanto as de sexo – menos ousadas e esfuziantes do que na primeira temporada – servem para reduzir a velocidade da trama e encher os olhos dos espectadores. Já estou na expectativa pela próxima temporada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?