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Roma, de Alfonso Cuarón, põe Netflix como forte concorrente ao Oscar

Canal de streaming tem apostado na assinatura de cineastas de prestígio e pode levar a estatueta com o novo filme do diretor mexicano

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1 de 1 roma1 alfonso cuarón - Foto: Netflix/Divulgação

Principal celeiro de séries de TV originais ao lado da HBO, a Netflix vive o que se pode chamar de uma era de ouro em sua produção de cinema em 2018. O ano representa uma guinada em termos produtivos, com lançamentos de filmes se acumulando quase semanalmente.

Esse salto também veio acompanhado de um notável incremento na qualidade das produções. Eis o motivo principal. Com ofertas de bons orçamentos, possibilidade de rápida projeção mundial para milhões de assinantes e promessa de permitir liberdade artística aos criadores, o canal de streaming passou a atrair grandes cineastas.

Roma, nova aposta da plataforma, estreia em 14 de dezembro. Marcando o retorno do mexicano Alfonso Cuarón (Oscar de Direção e Montagem por Gravidade) à sua terra-mãe, o longa tem chances de transcender a chancela de escolhido do país para a disputa de longas estrangeiros e beliscar prêmios e indicações nas categorias principais. Pode ser o primeiro longa falado em espanhol concorrente ao troféu de Melhor Filme.

O histórico recente do Oscar parece soprar a favor de Roma, drama em preto e branco sobre uma família de classe média na Cidade do México dos anos 1970. Também mexicano, Guillermo del Toro se consagrou em 2018 com A Forma da Água. Tal qual Roma, abocanhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Alejandro González Iñárritu, outro conterrâneo, ganhou prêmios em anos consecutivos por Birdman (2014) e O Regresso (2015). Em 2018, levou até estatueta especial por seu curta de realidade virtual Carne y Arena.

Para a cinefilia, porém, talvez o grande projeto (ou evento) da Netflix em 2018 tenha sido O Outro Lado do Vento, o filme até outro dia perdido e inacabado do mítico Orson Welles, um dos grandes comunicadores, inovadores e estetas da Hollywood do século 20.

A primeira tentativa da plataforma de buscar prestígio se deu ano passado, quando Okja, do sul-coreano Bong Joon-ho, e Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, do indie norte-americano Noah Baumbach, concorreram à Palma de Ouro (e causaram polêmica) em Cannes. Em 2018, o canal deu outros indicativos de que se tornou um espaço sedutor para autores (promissores e experientes) não necessariamente interessados em blockbusters.

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Mais uma Chance, de Tamara Jenkins. Diretora de A Família Savage (2007) estava há onze anos sem filmar
Sandra Bullock em Caixa de Pássaros, da dinamarquesa Susanne Bier
22 de Julho, drama sobre atentado terrorista na Noruega dirigida por Paul Greengrass, da franquia Bourne
Gente de Bem, comédia dramática de Nicole Holofcener
Apóstolo, de Gareth Evans, conhecido pela franquia de ação Operação Invasão
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The Ballad of Buster Scruggs: novo faroeste dos irmãos Ethan e Joel Coen

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Mais uma Chance, de Tamara Jenkins. Diretora de A Família Savage (2007) estava há onze anos sem filmar

Jojo Whilden/Netflix/Divulgação
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Sandra Bullock em Caixa de Pássaros, da dinamarquesa Susanne Bier

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22 de Julho, drama sobre atentado terrorista na Noruega dirigida por Paul Greengrass, da franquia Bourne

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Gente de Bem, comédia dramática de Nicole Holofcener

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Apóstolo, de Gareth Evans, conhecido pela franquia de ação Operação Invasão

Warren Orchard/Netflix/Divulgação

 

Os irmãos Ethan e Joel Coen, oscarizados por Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) e donos da cultuada comédia O Grande Lebowski (1998), levaram para o streaming a antologia de faroeste The Ballad of Buster Scruggs. Em entrevista ao Los Angeles Times, Ethan chegou a dizer que um estúdio tradicional de Hollywood jamais teria financiado o projeto, anteriormente formatado como minissérie.

Há tempos sem lançar novidades, duas diretoras importantes do cinema independente dos EUA voltaram a filmar este ano: Nicole Holofcener, com Gente de Bem, e Tamara Jenkins, responsável por Mais uma Chance, um dos melhores trabalhos originais da Netflix.

Vários outros nomes contemporâneos realizaram longas sob o guarda-chuva da produtora em 2018, como Paul Greengrass (22 de Julho), Jeremy Saulnier (Noite de Lobos), Gareth Evans (Apóstolo), David Mackenzie (Legítimo Rei) e Duncan Jones (Mudo). Em 21 de dezembro, a dinamarquesa Susanne Bier lança Caixa de Pássaros, terror falado em inglês e protagonizado por Sandra Bullock.

Reprodução/IMDb
Robert De Niro e Al Pacino em The Irishman, próximo filme de Scorsese

 

O que vem por aí
Para os próximos anos, a promessa é de mais parcerias com realizadores de peso. O veterano Martin Scorsese, autor de obras-primas como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e O Rei da Comédia (1982), levou décadas para receber seu primeiro (e único) Oscar, por Os Infiltrados (2006).

Mesmo assim, penou para produzir seu mais recente longa, Silêncio (2016) – elenco e equipe trabalharam ganhando o piso salarial da indústria. Em 2019, ele retorna aos thrillers de máfia com o aguardadíssimo The Irishman, estrelado por Al Pacino, Robert De Niro e Joe Pesci.

A longa lista de talentos contratados pelo streaming ainda inclui Steven Soderbergh (com dois títulos, The Laundromat e High Flying Bird), Ava DuVernay, Baumbach, os irmãos Jay e Mark Duplass, Dan Gilroy (Velvet Buzzsaw), Dee Rees (The Last Thing He Wanted), diretora do ótimo Mudbound (2017), J.C. Chandor (Triple Frontier), David Michôd (The King) e a dupla Ariel Schulman e Henry Joost, de Catfish (2010).

Warner Bros./Divulgação
Mogli: Entre Dois Mundos estreia em dezembro na Netflix

 

Blockbusters
Vale lembrar que a Netflix não abre mão de filmes populares. Além da frutífera parceria com o humorista Adam Sandler, a marca tem conseguido explorar o filão das comédias românticas (Para Todos os Garotos que Já Amei e Sierra Burgess É uma Loser), há eras abandonado por Hollywood, e ainda tenta emplacar seu primeiro blockbuster.

Bright não pegou, mas terá sequência. The Cloverfield Paradox só gerou interesse pela forma como foi divulgado – anunciado com um trailer surpresa no intervalo do Super Bowl e disponibilizado no canal logo após a partida.

Em 7 de dezembro, chega Mogli: Entre Dois Mundos, dirigido por Andy Serkis (o Gollum, de O Senhor dos Anéis e César, de Planeta dos Macacos). Num futuro próximo, o catálogo de crowd pleasers deve aumentar com Six Underground, começo de uma possível franquia de ação dirigida por Michael Bay e estrelada por Ryan Reynolds, e novos filmes de McG (A Babá), Olivier Megaton e Peter Berg.

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