“Game of Thrones” situa o público antes de partir para a ação
No fim das contas, o primeiro episódio da sexta temporada, “A Mulher Vermelha”, serviu mais para nos lembrar onde estamos do que para fazer progredir a história
atualizado
Compartilhar notícia
Quando, no fim da quinta temporada de “Game of Thrones”, os patrulheiros assassinaram Jon Snow à la Júlio César, a primeira coisa que pensei foi: “Cadê aquele lobo dele que não apareceu?” Para me satisfazer, o primeiro episódio da sexta temporada, “A Mulher Vermelha”, começou exatamente onde a última terminou — com o corpo de Jon Snow estirado na neve. (Nenhum membro da Patrulha da Noite achou prudente guardá-lo).
O lobo, descobrimos, estava trancado numa cela. E, sinceramente, essa foi para mim a parte mais interessante do episódio – exibido na noite de domingo (24/4) na HBO. Patrulheiros leais a Snow, juntamente com Sir Davros, o lobo Ghost e Melisandra se refugiam em uma das torres para montar um contra-ataque.
Pares interessantes
Ainda no meio da neve, Sansa e Reek tentam escapar dos soldados de Ramsay Bolton. Não conseguem, mas são convenientemente resgatados por Brienne e Poddrick. Eis aqui o que, para mim, é um dos segredos da série: constantemente monta pares interessantes entre os personagens, a exemplo de Tyrion e Varys, Sansa e Littlefinger, Brienne e Jaime Lannister, Jon Snow e Ygritte, etc etc (minha preferida foi Arya e o Cão da Caça). Cada um desses pares já teve uma jornada a percorrer.
Arrumando o tabuleiro
O resto do episódio tem a função de mapear e nos lembrar onde todos os outros personagens estão. Estratégia comum para um primeiro programa de temporada, visto a quantidade e complexidade dos vários reinos e personagens em evidência aqui. Essas sequências são mais para preparar o tabuleiro para a nova fase, portanto nada demais acontece nelas.
Reencontramos Daenerys, mais uma vez sem um lar e sem um exército, Arya, ainda cega, mendigando por Bravos, Margaery Tyrell continua presa na corte do Alto Pardal, Jorah Mormont e Daario estão à procura de Daenerys, Tyrion e Varys caminham por Mereem e Roose Bolton ainda se preocupa em manter o controle do Norte. Muita, muita gente para lembrarmos. Nesse episódio não tiveram nada para fazer.
Mesmo assim, ainda não apareceram o Rei de Westeros, Brann e Hodor, que nem deram as caras na quinta temporada, ou mesmo Samwell Tarly. Alguma ideia de por onde andam?
Vou deixar a revelação de Melisandra para o colega Luiz Prisco discutir em um outro post. Ao irem para a cama esta noite, tenham cuidado ao se olharem no espelho…