metropoles.com

Entenda por que a TV por assinatura perde espaço para o streaming

Crise econômica e personalização do conteúdo ajudam a explicar o fenômeno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Live Streaming
1 de 1 Live Streaming - Foto: iStock

A crise econômica e popularização dos serviços de streaming fazem, silenciosamente, a primeira vítima: a TV por assinatura. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 311 mil assinantes abandonaram os canais fechados apenas em 2016.

Desde 2014, o serviço perdeu cerca de 1 milhão de clientes. O número pode não parecer tão expressivo, já que ainda são 18,8 milhões de assinantes, mas indica uma tendência de queda. A primeira registrada na série histórica iniciada em 2002.

A crise econômica, que diminui o poder aquisitivo do consumidor, aparece como o motivo mais latente desse cenário. No entanto, é difícil crer que uma alteração da atividade econômica mude substancialmente os dados do setor.

O streaming veio para ficar. Mais barato — pelo menos, enquanto a mão pesada do Estado não cobra impostos abusivos —, os serviços oferecem algo impensado pelas TVs a cabo: personalização.

Atualmente, os planos mais baratos das TVs por assinatura giram em torno de R$ 89. Além disso, o usuário é obrigado a assinar um pacote de canais. Não é possível contratar apenas filmes ou esportes, por exemplo.

No streaming, essa é a lógica. Você paga pelo conteúdo que deseja consumir, por um preço mais em conta: em torno de R$ 30. As próprias emissoras tradicionais começam a se movimentar. A Globosat, por exemplo, estuda criar uma plataforma dedicada aos esportes.

Não é exagerado dizer que, em breve, será possível assinar diversos serviços de streaming de conteúdos variados: séries, filmes e esportes. Quer uma dica? Economize e compre uma smart TV.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?