metropoles.com

Sem cateter, médicos do HMIB alertam para o risco de mortes de bebês

Desesperados, profissionais pediram ajuda à direção do Hospital Materno Infantil de Brasília para suprir a falta de cateteres na unidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PETER NEYLON/SINDSAÚDE
Cateter HMIB 2
1 de 1 Cateter HMIB 2 - Foto: PETER NEYLON/SINDSAÚDE

“É um item fundamental para a assistência dos pacientes criticamente enfermos, sem o qual não existe possibilidade de atendimento adequado, inclusive com risco de morte.” O relato, um verdadeiro pedido de socorro, integra um documento enviado por servidores à direção do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A unidade é mais uma que está sem cateter para tratamento de bebês.

A Gerência de Assistência Clínica enviou um memorando solicitando a compra dos cateteres para acesso venoso central, em caráter de urgência. Clique aqui e acesse o memorando da Pediatria.

Em resposta ao documento, a diretoria do HMIB encaminhou um despacho ao Sistema de Acompanhamento Governamental (SAG), solicitando a regularização da situação de desabastecimento, “que vem comprometendo a segurança e a qualidade do atendimento aos usuários”. Acesse o texto com o relatório da precariedade na íntegra.

 

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, questiona a situação: “Qual o real interesse da SES-DF em dificultar o acesso dessas crianças ao cateter? O governador do DF, que abraça tão fortemente a iniciativa privada no cuidado com as crianças, que anuncia aos quatro ventos a construção de novos hospitais, vai manter a situação da rede pública nesse caos? Será que ele não imagina, enquanto constrói um novo hospital para aprimorar o atendimento, que quem está vivo está precisando de ajuda e tem ajuda negada na rede? Muito estranho esse interesse da SES. Não parece ser uma coisa bem-orquestrada?”, questiona.

No dia 4 de julho, a presidente Marli foi até o Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) para denunciar a Secretaria de Saúde por causa da falta de cateter central de inserção periférica. Veja o documento entregue ao MPDF.

“A incompetência desse governo, nós podemos ver em todas as ações. A covardia, a gente enxerga em situações como essas. Bebês, recém-nascidos sem o atendimento adequado. O HMIB já foi nosso hospital de referência para atendimento pediátrico. Hoje, está nessa lamentável situação. Quanto custa para o Governo do Distrito Federal comprar os cateteres? Onde está o planejamento para essas aquisições? Eles não se importam com nada. Estão assinando atestado no qual comprovam que não se importam com a vida dos moradores do DF. A palavra correta é COVARDIA. Deixar crianças morrerem à espera de atendimento é COVARDIA”, critica.

Em 21 de junho, duas denúncias sobre o mesmo tema foram feitas pelo SindSaúde. Nessa data, o chefe do Núcleo de Farmácia Hospitalar do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) relatou a situação por meio de um memorando. Em dezembro de 2016, matéria publicada pelo Metrópoles já alertava para o problema – naquela ocasião, em Sobradinho.

Ouvida pelo SindSaúde, uma neonatologista da rede pública do Distrito Federal se mostrou indignada com a situação: “Em todo esse tempo que trabalho na Secretaria de Saúde, nunca vi tamanho abandono como agora. Falta tudo! Menos a nossa vontade de fazer o melhor e salvar vidas. A equipe esbarra na burocracia e fica impotente. É como se aquelas pequenas vidas não tivessem valor. Todos sabem a importância dos cateteres na terapêutica. Já falamos em todas as instâncias. As chefias levam o caso à coordenação, CRM, Coreme, e nada muda… Já pensei em desistir, mas, se todos jogarem a toalha, o que será desses bebês? É desesperador!”, finaliza a servidora.

A Secretaria de Saúde foi acionada pelo SindSaúde, mas não comentou a circunstância e não informou como está o processo de compra dos cateteres.

O SindSaúde continua sua cobrança para que a situação seja regularizada e os gestores punidos por tamanha OMISSÃO com a vida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?