Réveillon de Copacabana terá reconhecimento facial e 28 mil policiais
Festa da virada também contará com detectores de metais e revista. Governo repete plano do ano anterior
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Rio de Janeiro divulgou o esquema de segurança do Réveillon de 2025, nesta sexta-feira (20/12). O esquema contará com 28 mil policiais escalados em todo o território.
Após a análise positiva da última festa da virada de Copacabana, o governo resolveu repetir o mesmo plano com câmeras de reconhecimento facial pontos de bloqueio e revista para impedir que pessoas entrem armadas, com facas ou objetos cortantes, além de detectores de metais.
Na virada de 2024, a novidade foi a implementação do reconhecimento facial, que à época permitiu a prisão de um foragido. Atualmente a tecnologia é usada para identificar pessoas desaparecidas.
As imagens geradas pelas câmeras instaladas em vias públicas e nas fardas dos policiais militares, serão repassadas, em tempo real, para a equipe de policiais militares do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O governo anunciou que as áreas da festa e do entorno serão patrulhadas por helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). Essas imagens também serão transmitidas em tempo real para o CICC e para o Carro Comando Móvel, que ficará estacionado em Copacabana.