metropoles.com

Em nota, Banco dos Brics elogia atuação de Marcos Troyjo

Brasileiro, que assumiu a presidência do órgão em julho de 2020, deixa presidência da instituição em duas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/FecomerciSP
MARCOS TROYJO
1 de 1 MARCOS TROYJO - Foto: Divulgação/FecomerciSP

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics, informou nesta sexta-feira (10/3) que deu início a um processo de transição de liderança, com a troca do presidente da instituição, que ocorre de forma mutuamente acordada e em observância à governança e aos procedimentos da instituição.

O atual presidente do NDB, o brasileiro Marcos Troyjo, deixará o cargo em 24 de março de 2023. A partir daí o banco elegerá um novo presidente indicado pelo Brasil, de modo a cumprir o mandato rotativo em exercício até 6 de julho de 2025.

O banco elogiou a atuação de Troyjo, que ocupou a presidência da instituição desde julho de 2020 e “tem sido instrumental para o sucesso do NDB”.

Diz o texto: “Durante o mandato do presidente Troyjo, o NDB alcançou realizações importantes. Ele conduziu a expansão inicial de membros do banco, fortaleceu o Departamento ESG (ambiental, social e de governança) e estabeleceu o Escritório de Avaliação Independente. Ele também liderou a mudança das operações do NDB para sua sede permanente em Xangai”

Troyjo, acrescenta a nota do banco, “também trabalhou na formulação e lançamento da segunda Estratégia Geral do NDB (2022-2026) e na ampliação da carteira de projetos aprovados do banco, que soma US$ 32,8 bilhões desde o início das operações da instituição em 2015”. O NDB conta hoje com quase 100 projetos em seus países-membros, em setores como energias limpas, infraestrutura de transporte, irrigação, gestão de recursos hídricos e saneamento, desenvolvimento urbano, infraestrutura social e eficiência ambiental.

Durante a presidência de Troyjo, diz o texto, o NDB concluiu integralização de capital da ordem de US$ 10 bilhões por parte de seus membros fundadores. “Sob a liderança do presidente Troyjo, o NDB também aprofundou suas credenciais ecológicas. Em 2021, o Banco emitiu o primeiro título na China associado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).”

Troyjo introduziu ainda, de acordo com o banco, “nova estrutura organizacional voltada a operações mais complexas e especializadas junto ao setor privado, bem como foco dedicado ao gerenciamento de portfólio de projetos. O papel e a independência da auditoria interna e de compliance foram aprimorados. Criou-se uma Divisão de Gestão de Talentos. O Escritório Regional Indiano do NDB foi lançado”.

Troyjo, na avaliação do banco, “incrementou em grande medida o perfil público do NDB por meio de múltiplas interações com instituições de desenvolvimento, think-tanks, universidades, centros de pesquisa e conferências nos países-membros e em outros”.

Ele lançou a iniciativa NDB THINKLab para promover encontros regulares entre toda a equipe do banco e alguns dos mais renomados líderes mundiais em desenvolvimento, economia e políticas públicas. “A paixão do presidente Troyjo pela cooperação internacional e pelo trabalho em equipe acrescentou contribuições significativas à jornada do NDB para tornar-se referência como banco de desenvolvimento voltado a economias emergentes”, conclui o comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?