metropoles.com

Djokovic vence americano e encara Wawrinka no US Open

O sérvio superou Denis Kudla por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em 2h03min

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clive Brunskill/Getty Images
2019 US Open – Day 5
1 de 1 2019 US Open – Day 5 - Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Sem reclamar de dores no ombro esquerdo, o tenista sérvio Novak Djokovic fez sua melhor exibição no US Open, na noite desta sexta-feira (30/08/2019), ao superar o norte-americano Denis Kudla por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em 2h03min. Nas oitavas de final, o número 1 do mundo vai enfrentar o suíço Stan Wawrinka.

Djokovic virou dúvida neste US Open ao reclamar de fortes dores no ombro e receber atendimento médico em quadra em sua última partida. Ele foi submetido a exames, que não detectaram lesão. Mesmo assim, o sérvio preocupava para a partida desta sexta. No entanto, ele disputou toda a partida sem demonstrar sinais de dores.

Ao fim do duelo, disse que evitou treinar na quinta para se poupar e confirmou que jogou nesta noite sem maiores dificuldades. Contudo, evitou dar detalhes sobre sua condição física. Seu preparo físico será colocado a prova na próxima partida. Wawrinka foi campeão em Nova York em 2016 e ocupa atualmente a 24ª posição do ranking.

No confronto direto, o sérvio leva vantagem. O atual campeão do US Open soma 19 triunfos, contra apenas cinco do adversário. O tenista da Suíça avançou na chave ao derrotar o italiano Paolo Lorenzi por 3 a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (11/9) e 7/6 (7/4).

Para se manter na briga pelo título, o líder do ranking mostrou quase todo o seu arsenal em quadra: bons saques, agilidade no fundo de quadra, ótimas devoluções e subidas eficientes à rede. Neste ritmo, obteve quatro quebras de saque e não perdeu o serviço em nenhum momento da partida.

O favorito terminou o duelo com 34 bolas vencedoras, contra 25 do americano, 111º do ranking. E anotou 31 erros não forçados, diante de 26. O ponto baixo da atuação do sérvio foi a irregularidade no saque. Ele registrou oito duplas faltas e apenas seis aces.

Mais cedo, o búlgaro Grigor Dimitrov avançou ao derrotar o polonês Kamil Majchrzak por 7/5, 7/6 (10/8) e 6/2. Nas oitavas, o ex-Top 10 terá pela frente o australiano Alex de Minaur. Já o alemão Dominik Koepfer eliminou o georgiano Nikoloz Basilashvili (17º cabeça de chave) por 6/3, 7/6 (7/5), 4/6 e 6/1.

Roger Federer, que entrou em quadra no início da rodada, conheceu seu próximo adversário. Será o belga David Goffin, que avançou ao superar o espanhol Pablo Carreño Busta por 7/6 (7/5), 7/6 (11/9) e 7/5. Eles vão reeditar a final do Torneio de Halle, na grama alemã, onde o suíço levou a melhor neste ano.

No feminino, avançaram a ucraniana Elina Svitolina e a local Madison Keys. A primeira, atual número cinco do mundo, superou a compatriota Dayana Yastremska por 6/2 e 6/0. E Keys, também num confronto nacional, despachou Sofia Kenin por 6/3 e 7/5.

Duplas
O Brasil faturou três vitórias nas chaves de duplas nesta sexta. Bruno Soares foi quem mais venceu, nas duplas masculinas e também nas mistas. Com o croata Mate Pavic, derrotou os chilenos Cristian Garin e Nicolas Jarry por 3/6, 7/5 e 6/0. Na sequência, o dono de dois títulos do US Open nas duplas mistas, se juntou à local Nicole Melichar para superar os taiwaneses Su Wei Hsieh e Chen Peng por 6/0 e 6/4.

“Hoje foi um dia de superação, com certeza. Viramos na garra e na atitude”, disse o brasileiro, referindo-se à estreia nas duplas masculinas. “Terminei o dia com tudo. Nunca é tão fácil uma estreia, mas foi um placar bem mais tranquilo. Joguei um pouco mais solto e foi bom de mais.”

Marcelo Melo, por sua vez, derrotou o ucraniano Denys Molchanov e o neozelandês Artem Sitak por 6/2 e 6/4, ao lado do polonês Lukasz Kubot. Os próximos adversários serão o eslovaco Josef Kovalik e o espanhol Albert Ramos-Vinolas.

“Fizemos um belo jogo, diante de dois duplistas que vêm jogando bem também. O importante é seguir nesse ritmo que temos mantido desde a semana passada, com o título em Winston-Salem. Muitos brasileiros aqui torcendo. Agora é focar na próxima rodada”, comentou o brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?