Conheça as it bags que estão brilhando nas produções das fashionistas
Resgatando tendências passadas, peças com toque artesanal e texturas diferenciadas estão em alta. Confira os modelos
atualizado
Compartilhar notícia
As bolsas têm o poder de tirar qualquer produção do lugar comum e a alavancar para o status fashion. A cada temporada, novas peças desejo aparecem e em pouco tempo tornam-se febre entre as antenadas. Aliadas na hora de arrematar as combinações, a it bags proporcionam frescor e muita informação de moda. Pensando nisso, a coluna elenca os modelos que estão bombando entre as fashionistas e prometem conquistar ainda mais adeptos.
Vem conferir!
Feito à mão
Não é de hoje que os itens artesanais estão em alta. Timidamente, a tendência foi ganhando destaque e conquistou o seu espaço em produções de grifes globais, como é o caso da Altuzarra e da Carolina Herrera, que na última Semana de Moda de Nova York desfilaram algumas peças em tricô e crochê. Tendo o seu ápice registrado no último ano, durante a quarentena, itens com um “quê” handmade retornaram repaginados e com potencial para ser sensação no verão 2022.
A estética que valoriza o artesanal conta até com um nome: Cottagecore. O movimento cultural idolatra o conceito de uma vida simples e autossuficiente, prezando pela harmonia com a natureza. Traduzindo o DNA da tendência, a moda encontra o seu lugar no resgate dos tecidos e fibras naturais.
Minibags
A febre das micro bolsas foi intensificada após a etiqueta francesa Jacquemus lançar o modelo Le Chiquito mini, em 2018. Sensação entre as fashionistas mundo afora, a marca conquistou adeptas como Kim Kardashian, Rihanna, Priyanka Chopra e a atriz brasileira Bruna Marquezine.
A versão atualizada da tendência ganha novos ares na fase atual. Dessa vez, as peças aparecem penduradas em cintos, pescoço, outras bolsas e até em chapéus. Na última temporada fashion, elas marcaram presença nos desfiles de Stella McCartney, Versace e Moschino, nos mais variados modelos. Já nas produções de rua, as minibags foram clicadas sempre acompanhadas de outras bolsas maiores.
Miçangas
Quem diria que as bolsinhas de contas, como era conhecida nos anos 1990, poderiam retornar como peça desejo? Sob o nome de beaded bags, o modelo de bolsa tote retorna para os braços das fashionistas proporcionando um toque descontraído nos looks. Entre os adeptos da tendência, podemos destacar os jovens da geração Z — que não abrem mão de itens com ar nostálgico e customizado.
Assim como os demais acessórios handmade, as peças de miçangas seduzem pela pegada artesanal descolada. O primeiro modelo a cair nas graças das fashionistas, há alguns anos, foi a confeccionada com pérolas, assinada pela marca londrina Shrimps. Seja em produções mais sofisticadas, seja em propostas casuais, ela entra como um elemento de criatividade e soma diversão.
Baguetes
Criada em 1997, por Silvia Venturini, neta da fundadora da grife Fendi, o modelo baguete é caracterizado por um formato comprido e achatado. A responsável pela popularização da tendência foi uma verdadeira influenciadora: a personagem Carrie Bradshaw, da série de TV Sex and the City. Além de sua obsessão por sapatos de salto alto, a protagonista sempre arrematava os looks deslumbrantes com a bolsa da grife italiana.
Basta rolar o feed do Instagram para comprovar que a peça voltou com força total nos holofotes mundo afora. Atualmente, as fashionistas usam o acessório de uma maneira repaginada: com aquela pegada retrô supercharmosa, a bolsa se mistura a novas tendências e cria produções modernas e cheias de atitude.
Ecobags
De item esquecido no armário a peça protagonista nas produções. Com todas as mudanças impulsionadas no último ano, onde pautas como conforto e sustentabilidade na moda tornaram-se temas constantes de reflexão, as ecobags entraram para o radar. Acessíveis e versáteis, elas são um clássico do street style francês. Indo além dos tons neutros e do design minimalista, a peça aparece agora com frases, cores e desenhos divertidos.
Engana-se quem pensa, por exemplo, que a peça funciona somente para carregar as compras do supermercado. Em modelos diversos, as bolsas de pano são ideais para levar objetos do dia a dia, como livros, canetas, carteira, celular, entre outros. E mais: com espaço de sobra, é possível colocar uma roupa extra para trocar após um dia de trabalho ou até mesmo usar como bolsa principal.
Colaborou Marcella Freitas