Artigo: em quais derivados de leite encontro menos lactose?
Junto com o glúten, essa substância evitada pelos “fits” não está presente em vários produtos
atualizado
Compartilhar notícia
O vilão já foi o ovo, a gordura de porco, a manteiga, mas eles tiveram sua redenção. Atualmente com uma maior compreensão da alergia e intolerância a glúten ou lactose, essas duas substâncias acabaram se tornando “malvadas”, mesmo sem consenso sobre seus malefícios a quem não apresenta qualquer resistência a elas.
Mesmo que você entre para essa vertente de quem quer eliminar o açúcar do leite de sua vida por seu suposto dano à saúde, não precisa cortar seus derivados do dia a dia. Alguns produtos possuem um teor muito baixo do açúcar, sequer sensibilizando os intolerantes.
Conheça alguns:
Queijos maturados como parmesão, grana padano e pecorino são um exemplo. Porém, é preciso ficar atento ao tempo de maturação. É preciso realmente ser logo. Fuja do “tipo parmesão”. Nos laticínios “verdadeiros”, a lactose é quase 100% eliminada.
Manteiga: sim, essa delícia tem apenas traços do açúcar, já que basicamente é a gordura do leite. Porém ghee e a versão clarificada eliminam por completo esse risco, podendo ser consumida e usada em receitas sem nenhum prejuízo de textura e resultado.
Iogurte de kefir: esse probiótico se alimenta dos açúcares presentes no leite, dentre eles, a lactose. Por isso, pode ser consumido por intolerantes (em menor quantidade) e por pessoas que querem evitá-la.
Creme de leite fresco: contém uma baixa concentração de lactose. Dependendo do grau de intolerância, aquele cafezinho com chantilly caseiro é completamente viável.