metropoles.com

Ação no Pará resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

Além de salários atrasados, trabalhadores eram submetidos a alojamentos sem condições básicas de segurança, higiene e privacidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
depressão, escravidão
1 de 1 depressão, escravidão - Foto: iStock

Um grupo de 12 trabalhadores submetidos a condições de trabalho análogas à de escravo foi resgatado na região do município de Portel, na Ilha do Marajó (PA). Eles foram encontrados em alojamentos sem condições básicas de segurança, higiene e privacidade.

O grupo estava uma serraria localizada às margens do Igarapé Mandaguari, área rural a aproximadamente 10 horas de barco da sede do município. A operação, coordenada pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia, foi realizada entre 26 de agosto e 6 de setembro.

A fiscalização verificou que não existiam instalações sanitárias, acesso à água potável nem local adequado para o preparo e consumo de refeições. Recipientes de óleo de motor eram reutilizados para o armazenamento de água a ser bebida e utilizada no preparo de alimentos. O pagamento de salários era feito fora do prazo legal.

O empregador foi notificado para efetuar o pagamento das verbas salariais e rescisórias devidas aos trabalhadores resgatados. Caso ele não cumpra a notificação dos auditores fiscais, os trabalhadores terão a assistência da Defensoria Pública da União (DPU) para a adoção das medidas judiciais cabíveis destinadas à efetivação dos direitos, inclusive de ações de danos morais individuais.

Um ofício foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para a prestação de assistência aos trabalhadores resgatados. Eles terão ainda direito ao recebimento de três parcelas do seguro-desemprego do trabalhador resgatado, cujos requerimentos foram feitos pelo Grupo Móvel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?