Vídeo mostra Meca completamente deserta por medo do coronavírus
A Arábia Saudita proibiu peregrinações à Grande Mesquita de Meca enquanto seguem com combate a surto de coronavírus na região
atualizado
Compartilhar notícia
Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram o pátio do local mais sagrado do Islã em Meca, na Arábia Saudita, completamente deserto depois que as autoridades proibiram peregrinações. A medida de urgência foi tomada em uma tentativa de combater o novo coronavírus, Covid-19, na região.
A Grande Mesquita de Meca foi fechada nessa quinta-feira (05/03), depois que milhares de pessoas contraíram o vírus letal no Oriente Médio.
Nas imagens, feitas do andar superior dentro da mesquita, mostram apenas a circulação de funcionários de limpeza organizados com espanadores e sprays desinfetantes para esterilizar o piso de mármore ao redor de Kaaba, a construção sagrada em formato de cubo, que é reverenciada pelos muçulmanos.
Os espectadores ficaram chocados com a cena, totalmente diferente do que a movimentação diária de milhares de fiéis todos os dias. “Estou vendo a Kaaba vazia pela primeira vez na minha vida. Que Allah proteja todos nós”, comentou um deles no Twitter.
Medida sem precedentes
A Arábia Saudita anunciou ontem que a Grande Mesquita de Meca e a Mesquita do Profeta em Madinah serão fechadas uma hora após a oração de Isha e abrirão uma hora antes das orações de Fajr (amanhecer) todos os dias.
Os andares superiores permanecem abertos para orações. A área ao redor de Kaaba permanecerá fechada até que a proibição de Umrah termine. Umrah, em árabe, significa “visitar um lugar povoado”, que é a peregrinação que oferece aos muçulmanos uma oportunidade de refrescar sua fé, buscar perdão e orar por suas necessidades.
Segundo as autoridades, a operação de limpeza profunda que ocorre no local é uma “medida preventiva temporária” e sem precedentes.
A Arábia Saudita suspendeu os vistos de Umrah para estrangeiros e proibiu cidadãos do Golfo de visitar as duas cidades por causa do vírus.
Também proibiu turistas de ao menos 25 países onde o vírus foi encontrado e na terça-feira (03/03) limitou a chegada de viajantes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo.
A sight that could never be imagined#Coronvirus#Mecca pic.twitter.com/b5a2kPARUf
— Madeenah.com (@Madeenahcom) March 5, 2020
Saudi authorities have cleared the Tawaf area in the Kabah in Mecca to give it a “deep clean” due to #coronavirus.
never seen it so empty… pic.twitter.com/64Xlyqka9B
— ?Wars on the Brink ? (current focus coronavirus) (@WarsontheBrink) March 5, 2020