metropoles.com

Opas defende adiamento da Copa América no Brasil

Em coletiva de imprensa nesta quarta (9/6), a agência de saúde destacou que grandes eventos durante a pandemia representam risco adicional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Goiânia (GO) 02/06/2021 Após pactuação entre Governo Federal, Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia,  Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira se prepara para receber jogos da Copa América
1 de 1 Goiânia (GO) 02/06/2021 Após pactuação entre Governo Federal, Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia, Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira se prepara para receber jogos da Copa América - Foto: null

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9/6), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) se posicionou contra a realização da Copa América no Brasil. “Os organizadores deveriam considerar postergar o evento para um momento mais favorável”, afirmou o diretor de emergências de saúde da Opas, Ciro Ugarte. 

De acordo com ele, a realização de grandes eventos é um risco adicional à população. “Qualquer país que decida organizar eventos desse tamanho deve avaliar os riscos, e o setor de saúde deve monitorar de forma mais próxima“. 

O diretor afirma que não é possível zerar os riscos e, por isso, defende que o evento seja adiado. Na última segunda-feira (7/6), a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um apelo para que o Brasil seja “extremamente cuidadoso” em relação aos protocolos sanitários do evento esportivo. Na semana passada, a OMS já havia declarado não ter sido consultada pelo governo brasileiro sobre a realização da Copa América no país.

Pandemia nas Américas 

Ainda na coletiva de imprensa desta quarta-feira (9/6), a diretora geral da entidade, Carissa Etienne, voltou a alertar sobre a situação da pandemia na região das Américas e Caribe. “As tendências que estamos vendo são claras: em nossa região, este ano está sendo pior do que o anterior“. 

Segundo a Opas, na semana passada, houve quase 1,2 milhão de novos casos de Covid-19 e mais de 34 mil novas mortes nas Américas, sendo que 4 dos 5 países com maior número de mortos no mundo estão na região. 

“Apenas 10% da população da América Latina e do Caribe Earth foi totalmente vacinada”, lembrou Etienne. Ela ressalta que mesmo países que “fazem campanha de vacinação há meses como Equador, Bolívia e Peru, só conseguiram vacinar 3% de suas populações”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?