metropoles.com

Ômicron pode ser pior que Delta, diz pesquisador da África do Sul

Pesquisador da África do Sul afirma que aumento de casos no país pode indicar que a variante é ainda mais transmissível do que a Delta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração colorida de coronavírus
1 de 1 Ilustração colorida de coronavírus - Foto: Getty Images

Detectada na África do Sul, a variante Ômicron pode desbancar a variante Delta, altamente contagiosa e que dominou o mundo logo após o seu surgimento. A afirmação foi feita por Adrian Puren, diretor executivo do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD), à Agência Reuters nesta terça-feira (30/11).

A descoberta da nova variante causou alarme global, levando países a limitar viagens do sul da África por medo de que o coronavírus pudesse se espalhar, mesmo em populações altamente vacinadas.

“Nós pensamos sobre o que vai vencer a Delta. Essa sempre foi a questão, em termos de transmissibilidade, pelo menos… talvez a Ômicron seja essa variante”, afirmou Adrian.

Caso isso aconteça, pode ocorrer um aumento acentuado de novas infecções provocadas pelo coronavírus no mundo.

Nova cepa X Vacinas

Puren disse ainda que em duas semanas os cientistas devem saber até que ponto a nova variante pode escapar da imunidade gerada por vacinas ou infecções anteriores e se leva a piores sintomas clínicos.

Relatos de médicos que trataram de pacientes sul-africanos com Covid-19 dizem que a Ômicron parece estar produzindo sintomas leves, incluindo tosse seca, febre e calafrios, mas alertaram sobre conclusões precipitadas.

Adrian afirmou que os cientistas produziram apenas 87 sequências de Omicron até agora, mas o fato de que os casos começaram a aumentar rapidamente – especialmente na província de Pretória -, é um sinal de que algo significativo pode estar acontecendo.

A Delta conduziu uma terceira onda de infecções na África do Sul, que atingiu o pico de mais de 26.000 casos por dia no início de julho. Segundo especialistas, a Ômicron deve desencadear uma quarta onda, com infecções diárias atingindo 10.000 até o final da semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?