Médicos afirmam que Covid causou derrame em adolescente de 14 anos
Especialistas acreditam que coronavírus pode ter causado um acidente vascular cerebral (AVC) em rapaz iraniano que sofreu acidente de moto
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de três anos depois do início da pandemia de Covid-19, médicos do mundo inteiro ainda estão revisando casos estranhos que aconteceram em 2020. Um deles é o de um iraniano de 14 anos que foi hospitalizado depois de um acidente de moto que o deixou com o pescoço quebrado e vários ferimentos profundos.
Os médicos descobriram que ele estava sofrendo um derrame grave, conhecido como hemorragia dos gânglios da base. A condição acontece quando um vaso sanguíneo dentro do crânio estoura e sangra dentro e ao redor do cérebro. O quadro é grave e mata entre 40% e 50% dos que o desenvolvem. Outros exames também diagnosticaram o adolescente com Covid-19.
Os médicos acreditam que o vírus causou o derrame. Um estudo publicado no National Libray of Medicine em novembro de 2021 constatou que a Covid-19 pode causar danos ao sistema nervoso. Aproximadamente 2% de todas as pessoas hospitalizadas com o coronavírus tiveram algum tipo de problema neurológico, como dores de cabeça, perda de paladar ou olfato, e fadiga.
O caso do adolescente foi relatado na revista científica Journal of Medical Case Reports. Os pesquisadores explicam que, por conta de uma reação exagerada do sistema imunológico causada pelo coronavírus, a chamada tempestade de citocinas, foi desencadeada uma inflamação no cérebro, que provavelmente levou ao derrame.
Mesmo sem saber exatamente o que estava acontecendo com o paciente, ele foi tratado, recebeu alta e se recuperou em casa.
Como reconhecer um AVC
O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, ocorre quando há entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais, o que interrompe o fluxo do sangue para o órgão, lesionando-o. Existem alguns sinais para identificar um AVC:
- Paralisia ou fraqueza dos braços ou pernas de um dos lados do corpo;
- Formigamento em apenas um dos lados do rosto, braço ou perna;
- Dificuldade para falar;
- Confusão mental;
- Paralisia da metade inferior da face;
- Perda repentina da visão, parcial ou total.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.