metropoles.com

Luz UV que elimina coronavírus é usada em ambulâncias e hospital no Brasil

A prefeitura de Indaiatuba-SP tem usado a tecnologia e conseguiu reduzir o tempo de desinfecção dos carros do Samu de 25 para 3 minutos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Uma máquina composta por oito lâmpadas modulares que podem ser espalhadas em diversos ambientes tem sido usada para combater o novo coronavírus no Brasil. Comprovadamente eficaz para eliminar o Sars-CoV-2, a luz ultravioleta (UV) é usada atualmente em pelo menos três áreas importantes em São Paulo: hospital, ambulâncias e comércio atacadista de alimentos.

A luz UV já costumava ser adotada para esterilizar ambientes e superfícies, mas ainda não havia comprovação contra o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Na última semana, estudo da Universidade de Boston, em parceria com a empresa de iluminação Signify, mostrou que a luz UV-C foi capaz de eliminar 99,9% do novo coronavírus em apenas seis segundos de exposição. 

A tecnologia tem melhorado, por exemplo, a rotina dos médicos do Samu da cidade de Indaiatuba-SP. Em parceria com HyperViolet – empresa brasileira que está produzindo equipamentos com tecnologia de luz UV-C da Signify -, a prefeitura autorizou a desinfecção das ambulâncias com a luz UV.

“É preciso fazer a desinfecção de um atendimento para o outro. O processo que durava cerca de 25 minutos, eles conseguiram reduzir para 3 minutos”, afirma Arthur Carrão, diretor comercial da HyperViolet.

3 imagens
Desinfecção da sola de calçados em 15 segundos
Compras e encomendas podem ser desinfectadas em 2 minutos
1 de 3

A máquina de luz UV em funcionamento

Divulgação/HyperViolet
2 de 3

Desinfecção da sola de calçados em 15 segundos

Divulgação/HyperViolet
3 de 3

Compras e encomendas podem ser desinfectadas em 2 minutos

Divulgação/HyperViolet

A máquina, que é acionada por meio de controle remoto, também tem sido usada no Hospital das Clínicas de São Paulo e pela BRF Alimentos, empresa do ramo alimentício. Além disso, o metrô de São Paulo já testou a tecnologia.

Assim como o estudo da Universidade de Boston alerta, a luz é nociva ao corpo. Por conta disso, é ideal que a desinfecção ocorra sem a presença de pessoas ou que elas estejam trajando EPIs (equipamento de proteção individual) próprios para isso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?