Estudo mostra que adultos são mais felizes cercados por plantas
Levantamento com 2 mil pessoas confirma que a proximidade da natureza influencia na saúde mental
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a pandemia, muita gente aproveitou o isolamento para encher a casa de plantas. Agora, uma pesquisa feita no Reino Unido com 2 mil pessoas confirma: estar cercado de verde tem efeito na saúde mental e na produtividade. O levantamento foi encomendado pelo site The Joy Of Plants.
O estudo mostra que 40% dos participantes consideram um ambiente de trabalho perfeito aquele que inclui várias plantas, e 32% acreditam que a cor delas também influenciam na concentração no trabalho. Mais da metade das pessoas se sente mais produtiva cercada de verde, e 60% delas se sentem mais felizes neste tipo de local.
James Wong, botânico e paisagista à frente da pesquisa, explica que outros estudos mostram melhoria no humor quando se está cercado de plantas, e que a cor verde pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e dor.
“O efeito das plantas em casa parece funcionar em vários níveis inter-relacionados, e a melhor coisa é que o único efeito colateral deste tipo de terapia é uma casa linda”, diz o especialista ao jornal The Sun.
Entre as pessoas que responderam à pesquisa, 23% chegam a conversar com as plantas e 20% colocam música para as folhas e flores.