Saiba como proteger as crianças das infecções de ouvido no inverno
Casos de infecção de ouvido são frequentes no inverno, especialmente em crianças, e podem levar à perda da audição sem o tratamento adequado
atualizado
Compartilhar notícia
Além das doenças respiratórias, outras doenças se tornam mais comuns no inverno. É o caso, por exemplo, da infecção de ouvido, que atinge principalmente crianças. Também conhecida como otite média, a condição é mais comum na estação porque é um período que aumenta muito o índice das gripes e dos resfriados por conta das aglomerações.
Sintomas de infecção de ouvido
Segundo a audiologista Ariane Gonçalves, da clínica AudioFisa, especialista em audição, os sintomas mais comuns de infecção de ouvido incluem:
- Dor;
- Sensação de pressão;
- Perda auditiva temporária;
- Presença de secreção;
- Febre;
- Irritabilidade (especialmente em crianças);
- Dificuldade para dormir.
Sem o tratamento adequado, podem levar a complicações graves. “Reconhecer os sintomas, buscar tratamento médico adequado e seguir medidas preventivas são passos essenciais para lidar com infecções de ouvido de forma eficaz e evitar complicações a longo prazo”, diz a audiologista.
Tratamento e prevenção
Conforme Ariane, para prevenir infecções de ouvido é importante manter uma boa higiene e evitar exposição a fatores irritantes, como a fumaça de cigarro. Além disso, é importante manter-se atualizado com as vacinas recomendadas, especialmente para crianças.
Já o tratamento varia dependendo da gravidade e da causa subjacente. Em muitos casos, as infecções de ouvido podem ser tratadas com analgésicos para aliviar a dor e/ou antibióticos se a infecção for bacteriana.
Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!