metropoles.com

Coronavírus: laboratórios limitam teste para evitar que acabe

Recomendação é que exames sejam feitos apenas em pacientes que estão internados com quadro grave ou moderado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A grande procura por testes para diagnosticar novo coronavírus levou redes de laboratório privadas a restringirem o acesso a exames.

A recomendação atual é que sejam realizados testes apenas em pacientes internados com quadro grave ou moderado, nos que apresentam comorbidades crônicas e em profissionais de saúde.

“Estamos em um momento que é necessário priorizar as pessoas que estão em tratamento e os profissionais de saúde, que precisam estar aptos ao trabalho”, informou o diretor médico do Grupo Dasa, Gustavo Campana.

Em Brasília, o grupo é responsável pelos laboratórios Exame. A empresa é uma das maiores do país e concentra 40 redes de laboratórios com cerca de 800 unidades.

A partir de secreções coletadas da garganta e do nariz do paciente, o teste compara as informações das amostras com o sequenciamento genético do novo coronavírus. Atualmente, os reagentes para a realização dos exames são importados e, para prevenir o desabastecimento, foi necessário fazer restrições.

“Já negociamos com fornecedores para recebermos mais. No entanto, não sabemos como evoluirá a situação nacional em relação ao alcance da epidemia”, afirma Campana.

Alinhado às recomendações do Ministério da Saúde, o representante do Grupo Dasa sugere que pessoas com sintomas leves evitem sobrecarregar os sistemas público e privado de saúde e não façam exames desnecessários.

O laboratório Sabin informa que os exames estão sendo feitos nos hospitais para pacientes internados e em atendimento no pronto-socorro. A rede realiza coleta em domicílio desde que os pacientes apresentem pedido médico e estejam sintomáticos (com tosse, febre e falta de ar).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?