metropoles.com

Como avaliar os riscos de pegar coronavírus em um encontro com amigos?

Pesquisadores criam tabela para classificar situações sociais comuns em relação às chances de pegar Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Moisés Amaral/Arte Metrópoles
risco-contaminação-covid-abre
1 de 1 risco-contaminação-covid-abre - Foto: Moisés Amaral/Arte Metrópoles

Depois de quase oito meses de isolamento social, evitando sair de casa sempre que possível e cumprindo rígidos protocolos de higiene, as pessoas tentam criar estratégias para retomar a vida.

No contexto da pandemia Covid-19, não existem eventos com certificados de livre do coronavírus. No entanto, um artigo publicado no The British Medical Journal pode ajudar a fazer avaliações de riscos sobre situações sociais comuns.

Os autores são pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) dos Estados Unidos. Eles sugerem que, além do distanciamento social, as pessoas estejam atentas à ventilação dos espaços, ao tempo de duração dos encontros, à quantidade de pessoas envolvidas, ao tipo de atividade desempenhada e ao uso ou não da máscaras – principal item de proteção pessoal.

É certo que ambientes fechados e com pouca ventilação são mais perigosos. E também que quanto mais gente presente, maior é o risco de infecção. A atividade desempenhada é outra variável importante, se as pessoas estiverem gritando é mais difícil garantir que uma gotícula contaminada não alcançará você.

“O risco de infecção é determinado por muitos fatores, e todos eles estão conectados”, afirmou à BBC, Lydia Bourouiba, diretora do Laboratório de dinâmica de fluidos na transmissão de doenças do MIT e uma das autoras do estudo. “Ainda não há nenhum estudo que determine o risco absoluto de cada atividade, mas, com essa tabela, queremos que as pessoas saibam avaliar o risco relativo de cada situação. Assim elas podem se adaptar.”

Veja a tabela:

tabela sobre riscos

Outro ponto importante destacado pelos especialistas é estar atento que todas as atividades, mesmo as de risco baixo, exigem comportamentos de segurança. Anote o que é necessário fazer:

Risco baixo – Tente manter ao menos dois metros de distância de outras pessoas e use máscara.

Risco moderado – Se possível, mantenha mais do que os dois metros de distância, a depender dos outros fatores presentes na situação.

Risco alto – Dois metros deve ser a distância mínima, mas o ideal é ficar ainda mais afastado do que isso, e usando uma máscara de qualidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?