metropoles.com

Comeu e bebeu demais? Confira dicas para se recuperar dos exageros

As festas de fim de ano quase sempre resultam em um aumento na ingestão de comidas e bebidas. Nutri ensina como contornar excessos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de uma xícara de chá verde - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma xícara de chá verde - Metrópoles - Foto: iStock

As festas e confraternizações que marcam o mês de dezembro quase sempre são sinônimo de exageros alimentares. O estado de espírito festivo combinado com a mesa farta leva as pessoas a comerem e beberem muito mais do que estão acostumadas.

A nutricionista Juliana Vieira destaca que o período de comemorações deve ser aproveitado sem culpas, mas sugere que escolhas saudáveis sejam privilegiadas. Veja as dicas dela para contornar os excessos típicos dessa época do ano:

1. Faça escolhas saudáveis

Alguns dos alimentos a serem evitados, de acordo com Juliana, são as frutas em calda e os fios de ovos, pois são muito açucarados.

As farofas servidas na ceia de Natal costumam ser muito calóricas e levam ingredientes pouco saudáveis, como bacon e linguiça. Opte por preparos mais simples.

Peru, lombo, e pernil são boas opções para a ceia. Além de conter uma boa quantidade de proteínas, essas carnes têm pouca gordura. O ideal é consumi-las sem a pele e dando preferência para os pedaços com menos gordura.

2. Coma alimentos anti-inflamatórios

Os alimentos anti-inflamatórios podem ser introduzidos na dieta antes e depois dos eventos. “Alimentos assim são ricos em nutrientes e contêm gorduras boas. Além disso, se consumidos antes da ceia, ajudam a reduzir a fome”, afirma a nutricionista.

Gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã e frutas vermelhas são exemplos de alimentos anti-inflamatórios.

3. Beba chás com efeito detox

Para se recuperar dos exageros, use chás feitos com ervas, como dente-de-leão e silimarina. Eles ajudam na limpeza hepática, evitando a sobrecarga do fígado.

4. Beba moderadamente

A ressaca pode ser evitada ou, pelo menos, chegar mais fraca. “Nas refeições, alterne a bebida alcoólica com a água”, indica Juliana. “Uma ingestão maior de água durante a comemoração ajudará a diminuir o desconforto no dia seguinte”, afirma Juliana.

Mas, se ainda assim a ressaca chegar, a nutricionista orienta a ingestão de café, bastante água, chás com mel e suco de frutas no dia seguinte. Outra dica importante é dormir bem e se ater a uma alimentação saudável no dia seguinte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?