metropoles.com

Chris Martin só come uma vez por dia. Saiba se a dieta é saudável

A dieta OMAD consiste em realizar uma única refeição por dia e beber líquidos sem calorias. Nutricionista explica se prática faz bem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Winter/Getty Images
Chris Martin
1 de 1 Chris Martin - Foto: Kevin Winter/Getty Images

Em turnê pelo Brasil, o vocalista da banda Coldplay, Chris Martin, é adepto de uma dieta polêmica: o artista segue o regime One Meal a Day (uma refeição por dia, em tradução livre), conhecido também pela sigla OMAD.

Quem segue a dieta faz jejum por 23 horas todos os dias e se alimenta apenas em uma janela de uma hora. “Esse tipo de estratégia alimentar é um jejum intermitente um pouco mais radical. Na única refeição do dia, o indivíduo tenta ingerir praticamente todas as calorias que deveria ter consumido durante um dia inteiro”, explica a nutricionista Dani Borges.

No período de jejum, os únicos alimentos liberados são líquidos livres de calorias, como água, chás e café, desde que sem açúcar ou adoçante. Para Dani, a OMAD não pode ser caracterizada como dieta, e sim como uma estratégia alimentar que envolve um jejum intermitente mais drástico.

Quais os benefícios da dieta OMAD?

Dani explica que, quando nosso corpo está em jejum, acontece uma autofagia no organismo. O processo fisiológico promove a limpeza das células para eliminar toxinas e componentes celulares danificados.

Além disso, alguns estudos feitos para analisar o jejum intermitente mostraram que protocolos de 16 horas sem comer trazem mais saciedade, uma vez que os níveis de grelina e leptina, hormônios relacionados à fome e saciedade, são impactados no processo.

No entanto, ainda não existem pesquisas suficientes para atestar a segurança do plano alimentar.

Quais os riscos de comer só uma vez por dia?

Por se tratar de uma dieta radical, Dani explica que o plano alimentar não é indicado para qualquer pessoa. Idosos, grávidas, hipertensos e diabéticos, por exemplo, devem evitar o regime, já que os sintomas de comorbidades podem piorar — a indicação é sempre procurar um profissional antes de começar a seguir um novo cardápio.

A primeira consequência de se alimentar uma única vez por dia, segundo a nutricionista, é o sentimento de fraqueza que, a longo prazo, pode desacelerar o metabolismo.

“Alguns pacientes não se adaptam a esse tipo de estratégia e podem apresentar episódios de hipoglicemia, desmaios, enjoo e falta de forças. Além disso, o metabolismo pode ficar mais lento, prejudicando o emagrecimento e o ganho de massa muscular”, explica Dani.

Além disso, o corpo humano precisa digerir determinadas quantidades de vitaminas e outros nutrientes diariamente para manter o seu funcionamento perfeito. Quando se faz várias refeições ao dia, é mais fácil atingir essa meta por meio de lanches saudáveis, por exemplo.

Dessa forma, concentrar todos os nutrientes em uma única refeição pode se tornar um desafio e, caso a pessoa opte por comer algo calórico e pobre nutricionalmente, como um combo de hambúrguer com batata e refrigerante, o organismo não terá as vitaminas adequadas para sua manutenção.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?