Vanessa Guerra, o que inspira essa empreendedora de moda e marketing
Dona de um dos perfis mais legais do Instagram conversou comigo sobre sua trajetória, desafios, e deu dicas sobre contas legais para seguir
atualizado
Compartilhar notícia
Sabe aqueles perfis que ficam ali, entre os primeiros do seu stories? Assim é o da Vanessa Guerra para mim. No Instagram dela, é verão todo dia! A rotina da empresária se divide entre sessões de foto das marcas mais cool, viagens, praia e os botecos mais interessantes da cidade maravilhosa.
É super inspirador para quem trabalha com moda e marketing e quer empreender na área. Confira meu bate-papo com ela!
Fale um pouco sobre seus trabalhos atuais.
Depois de quatro anos à frente do marketing da Farm e uma passagem rápida pelo grupo Reserva, da marca EVA, decidi voar por conta própria. Hoje, tenho a minha própria agência de marketing com foco em moda (que atende nomes como Blue Man, Lucidez e outras) e uma label de moda feminina. Os dois juntos constituem o Coletivo GUERRA.
Como foi a escolha dessa carreira?
Sempre gostei de moda, mas nunca tive o dom do desenho e nem a mão para costura, sendo assim, preferi seguir pelo caminho do marketing. Desde nova, sabia que trabalharia com isso, nunca cogitei outra coisa.
Como foi sua formação? Quais cursos e/ou trabalhos considerou essenciais?
Sou formada em Marketing e Propaganda pela UVA e especializada em Fashion Business pelo Istituto Marangoni, de Londres. A Farm foi, sem dúvidas, a melhor escola que eu poderia ter escolhido — não só por ter conseguido colocar a teoria em prática, mas muito pelo olhar (de arte, música e outros) desenvolvido para o mundo. Brinco que, nessa encarnação, a Kátia Barros (dona da marca) veio como minha gestora e professora, mas, na outra, sem dúvidas, foi minha mãe.
Você poderia dar algumas dicas para quem quer começar a trabalhar na área?
Foco e múltipla absorção — quanto mais cursos, mais palestras, mais networking, melhor.
Quais os maiores desafios da sua área hoje e como você acha que está o mercado?
O maior desafio é acompanhar o novo momento de divulgação de marcas gerado pela internet. Somos bombardeados por informações e novos modelos de propaganda o tempo todo, precisamos estar atentos. Penso que, para quem quer trabalhar, tem boa-fé e ama a profissão na qual atua, o mercado sempre está bom, sempre dá uma brecha.
Tem alguma musa (ou muso) inspiradora?
Rihanna.
Livros favoritos e sites que visita todos os dias?
Todos os livros do Harlan Coben. Os sites, fico entre FFW, Papermag e Pinterest.
Instagrans e Snapchats favoritos?
@c__l__o, @camilacoelho e @humotariano, morro de rir com o último!
Algum canal preferido no YouTube?
Não sou muito de YouTube, preciso melhorar isso. Mas quando acesso, adoro os vídeos do Caio Braz e da Jout Jout.
O que escuta no Spotify?
Rap.