metropoles.com

#SetembroAmarelo: mídias e informação para ajudar quem tem depressão

Vídeos do YouTube podem esclarecer dúvidas sobre a doença mais incapacitante deste século

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
luis-galvez-I8gQVrDcXzY-unsplash
1 de 1 luis-galvez-I8gQVrDcXzY-unsplash - Foto: Unsplash

O copo pode estar meio cheio ou meio vazio. A análise depende de como encaramos as circunstâncias. As mídias sociais são, hoje, um dos fortes pilares do isolamento social, da comparação e do fortalecimento da baixa autoestima. Esse seria o copo meio vazio. Plataforma de comunicação versátil e abrangente, e fonte de informação fácil e criativa. Esse, por sua vez, é o copo cheio.

A depressão pode ser encarada por essa analogia do copo.

“Tristeza passa!”.
“Sua vida é melhor que a de muita gente.”
“Encare de outra forma, seja mais positivo.”

A desinformação e o tabu em torno do tema faz com que muitas pessoas repitam as frases acima à exaustão. A depressão não é relativização. Ela impede a pessoa de simplesmente ver o copo, estando ele cheio ou vazio.

Até 2020, essa será a doença mais incapacitante do mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre 2005 e 2015, o número de casos foi de 18% em todo o planeta.

O Brasil é o país da América Latina com a maior quantidade de pacientes diagnosticados, e 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Os números dão dimensão da gravidade.

A campanha Setembro Amarelo conscientiza sobre a prevenção do suicídio, proveniente, na maioria dos casos, de depressão. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela OMS.

Em todos os meses do ano é preciso estar atento aos sinais em pessoas próximas e em você mesmo, pois pode ser um grande diferencial no caminhar desta doença silenciosa. O Instagram Setembro Amarelo contém muitos insights bacanas. Ao buscar, inclusive, pelo hashtag “depressão”, a plataforma oferece ajuda e encaminha para o número 188. O atendimento do Centro de Valorização da Vida é feito diretamente por este número.

Ainda está em dúvidas sobre a doença? Aqui vão alguns vídeos do Youtube que podem te ajudar a clarear. Nesta coluna, estou vendo a metade do copo bem cheia em relação aos benefícios das plataformas sociais.

1 – Entrevista de Whinderson Nunes sobre o seu recente diagnóstico de depressão

2 – Quebrando o Tabu sobre depressão com entrevista exclusiva com Pedro Bial

3 – Jout Jout: “Não é frescura. Nem preguiça. É depressão.”

4 – 10 coisas para não dizer a alguém com depressão

5 – Depressão e redes sociais. Entrevista de Marília Gabriela com Fernanda Young. Fica, também, uma homenagem à escritora e roteirista

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?