Fique de olho: saiba quais são as concept stores mais cool do mundo
Há vida pós-Collette. Estamos órfãos depois do anúncio do fim da marca francesa, mas segue uma lista com as lojas mais descoladas do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
O dia 12 de julho de 2017 amanheceu com uma bomba no mundo do varejo: a multimarcas Colette anunciou que fecharia as suas portas em dezembro. A fundadora da marca francesa, Colette Roussaux, explicou que precisava de férias após 20 anos tocando o projeto.
A Colette é um pouco mãe das concept stores. Acompanho e admiro a história da marca há alguns anos e após a bomba anunciada resolvi listar para vocês algumas das lojas mais descoladas do mundo.Uma loja conceito como essa costuma reunir cultura, lifestyle e vendas. No meio dessa mistura, se apresenta uma seleção muito específica de produtos. A experiência permeia por todos os aspectos: estrutura, design, decoração e também na relação com o estoque de grife e novos designers.
Mas não pense que o único fim delas é compra: estas lojas são vitrines de tendências e descobertas de muitas outras marcas ao redor do mundo. Uma fonte de pesquisa incrível!
1. Sauce (Dubai)
Criada em 2004, é a primeira concept store dos Emirados Árabes. Imagina a responsa! Marcas internacionais e regionais que eles lançam para o mundo com muita destreza. Lá tem peças que não são encontradas em nenhum outro lugar no mundo. Inclusive uma vending machine que funciona 24 horas onde é possível comprar desde caderninhos de anotação até joias.
2. 10 Corso Como (Milão e Seoul)
Eles se definem como união de “comércio e cultura”. Marca com mais de 25 anos de mercado. É uma mistura de loja, livraria, café, galeria de arte e até um minihotel. Lá você encontra de Gucci a designers desconhecidos do Japão.
3. Merci (Paris)
Loja construída dentro de uma antiga fábrica de papel de parede. Une moda, design, decoração e tecnologia com uma curadoria voltada para novas marcas. E o melhor: preços bem salgados, mas também uma seleção muito acessível.
4. Dover Street Market (Londres, Singapura, Nova York e Ginza)
Cada metro quadrado da Dover Street é uma instalação de arte. Loja também que pode ser considerada musa das concept stores ao redor do mundo. De Adidas a Comme des Garçons: curadoria eclética.
5. Opening Ceremony (Nova York e Los Angeles)
Assim como a Dover Street, é uma loja que é quase uma instalação de arte. Em 2002, dois amigos largaram tudo e resolveram começar um negócio diferente, inspirado em uma viagem para o Japão. Kenzo, Alexander Wang, Rodarte. A lista é extensa de marcas que você encontra por lá. Ps: o site deles agora entrega no Brasil!
6. The Store (Berlin e Londres)
Moda, galeria de arte, móveis, gastronomia. Aquele combo para uma boa concept store. Só acompanhando a The Store no Instagram para entender. Lá você encontra raridades como o tênis Raf Simons com a Adidas e pode ainda sentar e comer o brunch.
7. Story (Nova York)
Imagina uma loja que se reinventa e muda toda a sua apresentação física mensalmente? A concept store escolhe um tema por mês, muda todo o sua visual merchandising e ainda faz um eventão daqueles.
8. The Park-ing (Ginza)
Dois andares com muito concreto aparente e neons. Lá você encontra um café e uma loja de discos no primeiro andar e uma seleção exclusiva de marcas no segundo. Raridade define a The Park-ing.
9. LN-CC (Londres)
A loja que você só pode aparecer com hora marcada. Tem bar, baladinha e produtos exclusivos expostos como em uma galeria de arte. Fendi, Saint Laurent, Vetements, são algumas das marcas presentes por lá.