O que faremos com todo este plástico?
Não conseguiremos abolir o material de um dia para o outro, mas é possível reduzir muito o seu uso
atualizado
Compartilhar notícia
A abundância de petróleo e o barateamento de seu processamento resultou em milhares de embalagens, brinquedos, componentes e quinquilharias que tornaram a nossa vida mais prática. O material já foi símbolo de tecnologia e modernidade. Hoje, é um grande elefante branco. Desde 1950, de acordo com estimativas, já produzimos 25 prédios Empire State de plástico e 85% disso tudo foi descartado. Até 2050, teremos nos oceanos mais plástico do que peixes. Esses dados são da revista Science Advanced, publicação responsável pela mais completa pesquisa sobre o assunto já realizada.
O mesmo estudo analisou 192 países e descobriu que 13 dos 20 principais responsáveis pela poluição marinha são nações asiáticas. A China está no topo da lista, os Estados Unidos aparecem na 20ª posição e o Brasil ocupa, por sua vez, o 16º lugar do ranking.
Podemos abolir o plástico de um dia para o outro? Talvez não! Mas vamos ser realistas, podemos minimizar muito o seu uso. Este não é um daqueles artigos de sermão que vai te fornecer uma lista de dicas para reduzir o consumo desse material. Não mesmo! Vamos fazer melhor.
Aqui vai um giro por diversas plataformas do mundo www e uma pesquisa de filmes, docs, iniciativas e muita inspiração para nos dar um ótimo incentivo. Se cada um frear o consumo de plástico e consumi-lo de forma consciente, poderemos retardar o apocalipse polímero. Você ama Fernando de Noronha? Adora sushi? Preza pelas suas férias à beira-mar? Então, faz um esforcinho ou tudo isso vai sumir em 30 anos!
1. Plastic Paradise
Filme/documentário de 2014 que ganhou mais de 15 prêmios e talvez tenha sido o primeiro main stream a chamar atenção para o assunto. Dirigido pela surfista e mergulhadora Angela Sun, a obra mostra uma grande ilha de plástico que se formou no Oceano Pacífico devido ao movimento das correntes marítimas.
PS: para quem não leu esta matéria aqui sobre os grandes premiados do Cannes Lions 2018, corre lá. Uma das campanhas vencedoras fala sobre a Ilha de Plástico e como ela acabou virando um verdadeiro país.
2. Menos 1 lixo
Movimento made in Brasil criado por Fernanda Cortez, que assistiu ao filme Trashed: para onde vai nosso lixo e não conseguiu se conformar. A ideia principal do projeto é: se cada um de nós produzir um detrito a menos, a longo prazo, as coisas mudam! O grupo de conscientização começou em 2015 com a criação de um copo reutilizável e portátil para ninguém mais precisar usar tal objeto. Acompanhe todas as ações do projeto aqui.
3. Produção, uso e destino de todo o plástico já produzido
Maior e mais completa pesquisa já realizada sobre o assunto. Se você lê em inglês, se joga neste report.
4. Pointless Packaging
Conta sensacional, que mostra como embalagens de plástico são utilizadas de maneira estúpida por lojas e mercados. Os seguidores denunciam o mau uso todos os dias e o resultado você confere no feed.
5. Zero Waste Collective
Comunidade on-line que apoia o estilo de vida zero waste, ou seja, zero desperdício. Mesmo para quem não quer seguir à risca, várias dicas podem ser adaptadas.
6. Zero Waste Life
Depoimento de Lauren Singer, que decidiu viver uma vida zero waste. Inspirador!
7. Como fazer compras zero waste?
Acompanhe os vlogs de quem resolveu viver esta filosofia. Vida real e nós amamos o YouTube por isso!