metropoles.com

O que devemos saber sobre o IGTV?

Nova ferramenta de vídeo do Instagram busca competir com o gigante YouTube. Conheça algumas dicas de como aproveitá-la melhor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
222
1 de 1 222 - Foto: Reprodução/Instagram

Quarta-feira agitada para o nosso amado Instagram. A plataforma anunciou o seu novo app, o IGTV. O objetivo? Bater de frente com o gigante do vídeo YouTube.

Cada vídeo postado poderá ter até uma hora de duração e, em breve, a resolução 4k será também disponibilizada. A navegação segue o modelo do Stories: tela cheia, na vertical, e o tal do “passa pro lado” para ver mais registros.

Você pode baixar o app IGTV e ele se conectará à sua conta do Insta. Será possível também acessá-lo por meio de um ícone que estará presente na primeira página do Instagram, ao lado da caixa de direct messages.

Reprodução/Instagram

 

A possibilidade de monetização ainda não está disponível, como no YouTube. O objetivo do app, segundo Kevin Systrom, brasileiro co-fundador do Instagram, é atrair criadores de conteúdo para, depois, pensar em publicidade e formas de gerar renda.

O IGTV possui quatro abas principais:
1. Para você: uma lista de sugestões com base nas suas curtidas e contas seguidas;
2. Seguindo: conteúdo dos canais que você segue;
3. Populares: conteúdo em alta na plataforma;
4. Continuar assistindo: histórico de visualizações.

E o que isso influencia na nossa vida? Se somos espectadores, melhor preparar o 4G, porque vem muita coisa para assistir por aí! E prestemos atenção em como administramos o nosso tempo. Mais conteúdo significa mais tempo perdido vagando pelo mundo do Insta. Cuidado!

Para quem é empresário, empreendedor e gerador de conteúdo, aqui vão alguns pontos importantes:

1. A mudança é mais uma evidência de que o vídeo é a mídia do futuro. Futuro não…do presente! Esse tipo de registro já estava super valorizado no Facebook e Instagram e o IGTV faz a chamada final: invistam em vídeo ou ficarão para trás!

2. Toda inovação tem uma pequena porta de entrada no início. Marcas e criadores devem se apressar em entender a plataforma e se consolidar nela. Em breve, uma chuva de conteúdo a invadirá e os primeiros terão seu posto garantido entre os espectadores.

3. Isso vai facilitar a vida de “arrasta para cima” e “clica no link”. Não teremos mais que encaminhar os seguidores para o YouTube, tarefa muito difícil. Nosso conteúdo terá a chance de ser visualizado por mais pessoas.

Mas e aí Sarah, como eu começo? Verdade seja dita, o mundo do vídeo não é fácil. É praticamente uma função full time. Exige muito tempo e dedicação sim.

Nada que não possamos resolver! Aqui vai uma lista para você começar a criar conteúdo em vídeo para a sua marca.

1. Pare de enrolar e faça!
A dica serve para quase tudo na vida. O tempo de planejar demais vai dar ao seu concorrente a chance de sair na frente. O vídeo é mais invasivo, exige experiência e a tal da “perfeição” não existe.

2. Não se apegue às ferramentas
“Ah, mas eu não tenho equipe de vídeo!”, “Não tenho câmera profissional!”. Esqueça essas desculpas. Não tem a ver com a ferramenta e sim com a criatividade. Winderson Nunes começou com um celular simples, edição mais ainda, e olha a projeção que ele alcançou. Com o tempo e necessidade, você adquire novos equipamentos, mas munido de um celular com câmera já é possível começar!

3. Se inspire!
Assista muito canais do YouTube. A soma de “inspiração + autenticidade” vai resultar na sua própria linha de criação. Eis alguns para te ajudar a ter ideias:
» Jout Jout
» Vox
» Bolovo
» Vice
» Daniele Noce
» Refinery 29
» Doma Arquitetura
» Life by Lufe
» Caio Braz
» Negin Mirsalehi

4. Não se limite às mídias sociais
Não pense que passar o dia todo entre YouTube, Insta e Facebook vai te transformar em um mestre do conteúdo. Na verdade, a sua cabeça vai ficar cada vez mais oca! Conteúdo tem a ver com vida, pessoas, movimento, crítica, criatividade e política. Leia muito e sobre diversos assuntos, conheça gente interessante, lugares novos, prove novas comidas. Isso tudo vai te ajudar.

5. Pesquise e teste ferramentas de edição
Seja curioso, baixe ferramentas de edição e assista tutoriais. Assim, você vai encontrar os melhores materiais para trabalhar. Já deixo aqui minhas dicas: iMovie e o VideoShop.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?