O que devemos saber sobre o IGTV?
Nova ferramenta de vídeo do Instagram busca competir com o gigante YouTube. Conheça algumas dicas de como aproveitá-la melhor
atualizado
Compartilhar notícia
Quarta-feira agitada para o nosso amado Instagram. A plataforma anunciou o seu novo app, o IGTV. O objetivo? Bater de frente com o gigante do vídeo YouTube.
Cada vídeo postado poderá ter até uma hora de duração e, em breve, a resolução 4k será também disponibilizada. A navegação segue o modelo do Stories: tela cheia, na vertical, e o tal do “passa pro lado” para ver mais registros.
Você pode baixar o app IGTV e ele se conectará à sua conta do Insta. Será possível também acessá-lo por meio de um ícone que estará presente na primeira página do Instagram, ao lado da caixa de direct messages.
A possibilidade de monetização ainda não está disponível, como no YouTube. O objetivo do app, segundo Kevin Systrom, brasileiro co-fundador do Instagram, é atrair criadores de conteúdo para, depois, pensar em publicidade e formas de gerar renda.
O IGTV possui quatro abas principais:
1. Para você: uma lista de sugestões com base nas suas curtidas e contas seguidas;
2. Seguindo: conteúdo dos canais que você segue;
3. Populares: conteúdo em alta na plataforma;
4. Continuar assistindo: histórico de visualizações.
Para quem é empresário, empreendedor e gerador de conteúdo, aqui vão alguns pontos importantes:
1. A mudança é mais uma evidência de que o vídeo é a mídia do futuro. Futuro não…do presente! Esse tipo de registro já estava super valorizado no Facebook e Instagram e o IGTV faz a chamada final: invistam em vídeo ou ficarão para trás!
2. Toda inovação tem uma pequena porta de entrada no início. Marcas e criadores devem se apressar em entender a plataforma e se consolidar nela. Em breve, uma chuva de conteúdo a invadirá e os primeiros terão seu posto garantido entre os espectadores.
3. Isso vai facilitar a vida de “arrasta para cima” e “clica no link”. Não teremos mais que encaminhar os seguidores para o YouTube, tarefa muito difícil. Nosso conteúdo terá a chance de ser visualizado por mais pessoas.
Mas e aí Sarah, como eu começo? Verdade seja dita, o mundo do vídeo não é fácil. É praticamente uma função full time. Exige muito tempo e dedicação sim.
Nada que não possamos resolver! Aqui vai uma lista para você começar a criar conteúdo em vídeo para a sua marca.
1. Pare de enrolar e faça!
A dica serve para quase tudo na vida. O tempo de planejar demais vai dar ao seu concorrente a chance de sair na frente. O vídeo é mais invasivo, exige experiência e a tal da “perfeição” não existe.
2. Não se apegue às ferramentas
“Ah, mas eu não tenho equipe de vídeo!”, “Não tenho câmera profissional!”. Esqueça essas desculpas. Não tem a ver com a ferramenta e sim com a criatividade. Winderson Nunes começou com um celular simples, edição mais ainda, e olha a projeção que ele alcançou. Com o tempo e necessidade, você adquire novos equipamentos, mas munido de um celular com câmera já é possível começar!
3. Se inspire!
Assista muito canais do YouTube. A soma de “inspiração + autenticidade” vai resultar na sua própria linha de criação. Eis alguns para te ajudar a ter ideias:
» Jout Jout
» Vox
» Bolovo
» Vice
» Daniele Noce
» Refinery 29
» Doma Arquitetura
» Life by Lufe
» Caio Braz
» Negin Mirsalehi
4. Não se limite às mídias sociais
Não pense que passar o dia todo entre YouTube, Insta e Facebook vai te transformar em um mestre do conteúdo. Na verdade, a sua cabeça vai ficar cada vez mais oca! Conteúdo tem a ver com vida, pessoas, movimento, crítica, criatividade e política. Leia muito e sobre diversos assuntos, conheça gente interessante, lugares novos, prove novas comidas. Isso tudo vai te ajudar.
5. Pesquise e teste ferramentas de edição
Seja curioso, baixe ferramentas de edição e assista tutoriais. Assim, você vai encontrar os melhores materiais para trabalhar. Já deixo aqui minhas dicas: iMovie e o VideoShop.