metropoles.com

No Dia das Mulheres, inspire-se e aprenda através das mídias sociais

Atualmente, a data simboliza a luta por pertencimento, voz e relevância social e política. Veja 10 perfis do Instagram cheios de conteúdo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
feminismo girl power
1 de 1 feminismo girl power - Foto: iStock

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data que o varejo comanda há anos, transformando em presentes, flores, elogios e afagos domésticos. Oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1977, como uma data para o reconhecimento do papel da mulher nos esforços de paz e desenvolvimento, a iniciativa é reconhecida em boa parte do mundo.

O feminismo ainda é jovem se o posicionarmos na escala contemporânea da humanidade, mas, graças a internet e a geração millennial, o movimento foi ressignificado e seu entendimento tem sido cada vez mais valorizado.

Atualmente, a data simboliza a luta por pertencimento, voz e relevância social e política. Por isso, nós não poderíamos deixar de compartilhar o que há de melhor nas mídias sociais. Conheça 10 perfis no Instagram com conteúdo feminista, informativo e esclarecedor. Homens, sintam-se incluídos!

1 – Agora é que são elas
O quão incrível é um perfil no Insta que mostra os bastidores, as ações, os projetos de lei, os debates feitos pelas mulheres da nossa política?

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

“Você pode fazer o barulho que for, que não vai adiantar de nada!” – essa foi a frase que a deputada eleita Tabata Amaral ouviu de um Deputado Federal ao chegar no apartamento funcional sorteado para ela e se deparar com o filho do deputado morando lá irregularmente. O parlamentar ocupa outro apartamento funcional. E no fim, um guarda disse a ela: “Minha senhora, Brasília é assim!” Nesse novo ciclo, muita coisa precisa mudar e o #AgoraÉQueSãoElas estará de perto acompanhando a maior bancada feminina da história do Congresso.

Uma publicação compartilhada por #AgoraÉQueSãoElas (@agoraequesaoelas_) em

2 – Mulheres históricas
Perfil dedicado aos feitos de grandes mulheres que, por vezes, são esquecidos ou sufocados.

3 – Elisa Lucinda
Escritora, poetisa, atriz e cantora, Elisa é uma grande ativista feminista e contra o racismo. Seguir o seu perfil pessoal é uma aula de informação, simpatia e muita força.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Minha tialmira, irmã de minha mãe, mulheres que , à sua maneira, lutaram pra que fôssemos livres hoje. Dandara vive! Todas as mulheres de hoje devem as conquistas de seus direitos às feministas aqui e do mundo! Trecho da minha crônica pro JB desta semana: 8 de de março. Escrevo depois de encontrar minha tia linda de 85 anos. Tialmira vai à academia cinco vezes por semana, à missa, viaja e curte sobrinhos, filhas e netos.Atravessou o tempo fazendo TUDO para todos em casa. Hoje desfruta de uma velhice mais altiva e independente por causa da luta das feministas! Quando uma mulher sai pra trabalhar, está envolvida com o feminismo. Foi o quê lhe garantiu tal direito! O ativismo feminista é que luta pra que nossos salários sejam equiparados aos dos homens, uma vez que gênero e competência não comportam uma lógica plausível.  Quem se utiliza alguma vez da proteção da NECESSÁRIA lei Maria da Penha, está envolvido com o feminismo. Essa palavra assusta a quem não entendeu ainda o que é. Mas não é palavra má, juro! E é muito diferente do machismo. Não quer oprimir o homem, maltratar, inverter o jogo insano do poder. Tal qual nós negros, mulheres querem igualdade de direitos. E não vingança. Eu hein! Seria um massacre: negro e mulher resumem a palavra maioria! Custou às mulheres o direito de estudar, de usar calça  comprida, o dever do direito de votar, as conquistas em creches e licenças maternidade! Tudo custou demissões, separações conjugais, exclusões, má fama das corajosas mulheres que muitas vezes deram seu sangue e vida para ser rebelar contra seus maridos bêbados autoritários, muitas vezes estupradores conjugais, e ou ameaçadores da prole. Essas heroínas garantiram que chegássemos até aqui. Quem é parlamentar está envolvida com o feminismo também porque tudo isto é conquista nossa! De todas. Até de quem pensa que não lutou, pois o sofrimento de todas contou! João de Deus caiu pelo fim do nosso silêncio. Queremos uma ministra dos Direitos  Humanos que proteja nossos direitos. Afinal cada mulher é também, e se quiser, uma casa da humanidade. Cuidar da mulher é cuidar do mundo. ? #feministas #vivaasmulheres #feminismo

Uma publicação compartilhada por Elisa Lucinda (@elisalucinda) em

4 – Djamila Ribeiro
Já citei Djamila aqui na coluna e sou fã! Filósofa e escritora dos best-sellers “O que é lugar de fala?” e “Quem tem medo do feminismo negro?”.

5 – Feminismo
O maior perfil do país com curadoria de conteúdo e notícias sobre feminismo e políticas para as mulheres.

6 – Talíria Petrone
Professora de história e deputada eleita nas últimas eleições pelo estado do Rio de Janeiro. No perfil, ela compartilha sua rotina como congressista. Aula de política e feminismo.

7 – Feminist
Maior perfil de conteúdo feminista do mundo, com 1,7 milhão de seguidores.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

When bedtime stories are on point ?

Uma publicação compartilhada por Feminist ♀ (@feminist) em

8 – Tabata Amaral
Ativista pela educação e deputada federal eleita pelo estado de São Paulo. Com apenas 25 anos, ela se destaca por suas propostas voltadas para a educação.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Ilustração de @camixvx . Hoje, dia 8 de março, é o dia internacional de luta das mulheres. Ainda hoje, a desigualdade de gênero afasta mulheres e meninas da ciência. Ainda hoje, a gente escuta que política não é “coisa de mulher”. Ainda hoje, os números da violência contra mulheres são assustadores. Enquanto o discurso de ódio cresce, nossos desafios também aumentam. Acredito que, mais do que nunca, é hora de estarmos unidas para cobrarmos o que já deveria ser o mínimo: dignidade e igualdade de oportunidades. Precisamos reconhecer que as injustiças existem, que a educação liberta e que as mulheres têm o direito de ser quem elas quiserem. Eu tenho muito orgulho de ser a primeira mulher da minha comunidade a ocupar um espaço na política, onde ainda falta representatividade. Mas nunca vou ter orgulho de ser a única. Eu me comprometo a ajudar a mudar essa realidade. Vamos juntas? #8M #DiaInternacionalDaMulher

Uma publicação compartilhada por Tabata Amaral (@tabataamaralsp) em

9 – Joênia Wapichana
Ela é a primeira deputada federal indígena do Brasil, eleita pelo estado de Roraima.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Hoje recebi o magnífico Reitor da Universidade Federal de Roraima(UFRR), Jefferson Fernandes do Nascimento, o primeiro reitor indígena do País. Conversamos sobre as prioridades e possíveis parcerias para o avanço e melhoria da qualidade de ensino da instituição. Acolhi as prioridades de infraestrutura, como a construção do hospital universitário, projeto que necessita de recurso para a execução, assim como a preocupação das bolsas permanência, ameaçada com os cortes no atual governo. Uma honra poder receber no gabinete 231, Jefferson, professor e atual reitor da instituição, onde obtive a minha primeira formação superior e início da vida profissional. Seja sempre bem vindo ao nosso gabinete! #joeniawapichana #deputadafederal

Uma publicação compartilhada por Joenia Wapichana (@joeniawapichana) em

10 – Paula Hemm
Perfil de ilustrações feministas pelo qual me apaixonei. Arte leve e ativista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?