metropoles.com

Iniciativas estimulam a entrada da mulher no mercado tecnológico

Segundo a ONU Mulheres, apenas 25% da força de trabalho na área é composta por elas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
Beautiful Female Video Editor Works with Footage on Her Personal Computer, She Works in Creative Office Studio.
1 de 1 Beautiful Female Video Editor Works with Footage on Her Personal Computer, She Works in Creative Office Studio. - Foto: Istock

A ONU Mulheres, em 2017, emitiu um alerta global. Segundo a instituição, as mulheres estão fora dos principais postos profissionais gerados pela revolução digital. Elas têm somente 18% dos títulos de graduação em Ciências da Computação e são, atualmente, apenas 25% da força de trabalho da indústria digital. Por que? Educação de base e familiar, que não incentivam as meninas a seguirem carreiras tech, e machismo e assédio nas cadeias de formação e de trabalho, entre outras. Tais ações reforçam o clichê de que as áreas de exatas são masculinas.

Porém, eis um dado encorajador: o site Code.org, referência no setor, estimou: empregos na área de computação irão mais do que dobrar até 2020, alcançando 1,4 milhão de vagas, e não há profissionais qualificados para suprir toda a demanda. Apenas 400 mil vagas, segundo as estimativas, serão preenchidas. Ou seja, para a mulherada que nunca foi encorajada e está buscando uma carreira irada, há boas perspectivas.

E por que é tão importante essa inclusão nas profissões ligadas à tecnologia? São os cargos mais bem pagos e com menos representatividade feminina. Uma ruptura de um ciclo o qual pode beneficiar não este setor especificamente, mas toda uma cultura de dependência da mulher.

Uma galera já se atentou para esses números, arregaçou as mangas e decidiu fazer diferente. Programas e instituições com o intuito de unir, formar e informar meninas e mulheres que querem começar na área ou já estão lá. Cases incríveis para acompanhar e participar. Saiba mais sobre eles:

Made with Code
Programa criado pelo Google para incentivar meninas a se encantarem pelo mundo da codificação. A iniciativa promove geração de conteúdo, cursos, eventos e apoio a inúmeras instituições de educação e tem como objetivo mostrar que os códigos estão em todo o lugar e trabalhar com tech também é divertido e cool.

Kode with Klossy

Quem diria que a angel da Victoria’s Secret Karlie Kloss encontraria a sua missão de vida no empoderamento feminino? Ela criou a Kode with Klossy, um programa de educação e bolsas de estudo para meninas se inserirem no mercado da tecnologia, em 2015. Além de acompanhar a iniciativa pelo site, você pode assistir a rotina de trabalho da Karlie pelo YouTube.

Progamaria
Que orgulho! Made in Brazil e com o power slogan “Aprenda a programar e transforme o mundo”. O grupo é formado por designers e jornalistas que queriam aprender a codificar e resolveram se juntar para trocar experiências e descobriram um mundo novo. Os objetivos do Programaria são:

– Contribuir para que mais meninas e mulheres sintam-se motivadas e confiantes a explorar os campos da tecnologia, da programação e do empreendedorismo;

– Incentivar o debate sobre a falta de mulheres nesses campos;

– Promover oportunidades e ferramentas para que elas deem os primeiros passos na aprendizagem da programação.

Tudo isso por meio de entrevistas, reportagens, tutoriais e outros conteúdos que inspiram todas e todos a reverter o quadro atual.

Codamos

O Codamos é uma vitrine de eventos, cursos, workshops e palestras na área de código. O propósito é diminuir a distância entre quem organiza e quem quer participar das iniciativas. O empreendimento destaca alguns grupos e comunidades e prezam pela inclusão, diversidade e acessibilidade. Alguns desses núcleos são liderados e têm incentivo para mulheres, pessoas trans e para a comunidade LGBT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?