metropoles.com

“O vendedor deve sempre ser verdadeiro”, diz Stella Sartório

A diretora criativa da marca Use na Praia compartilha um pouco da sua trajetória como empreendedora de sucesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Brasília (DF), 18/01/2018 A nova empreitada de Stella Sartório
1 de 1 Brasília (DF), 18/01/2018 A nova empreitada de Stella Sartório - Foto: Arquivo Pessoal

Sabe aquela famosa “jornada do héroi”, que a gente tanto gosta de ver em uma história? Batalha, conflito, dúvida e vitória. E quando temos a oportunidade de conhecer pessoas assim na vida real? Melhor ainda! Quero compartilhar uma história assim.

No meu convívio de Instagram, conheço diversas jovens almas inquietas querendo trabalhar com moda e marketing, mas não sabem por onde começar. O meu conselho é sempre o mesmo: “dá uma volta no shopping, deixa uns currículos, começa trabalhando com venda”. Algumas pessoas agradecem e outras me mandam tomar naqueles lugar (sério!). O trabalho duro nunca foi tão menosprezado. Tadinhos! Amamos ler sobre ele na trajetória no héroi, mas achamos que não serve para nós e que diplomas, MBAs, coachings e livros de autoajuda são o suficiente.

Sou uma grande defensora da mão na massa, do contato com pessoas, do “faça qualquer coisa que te faça suar e te desafie”. E a entrevistada de hoje compartilha desta ideia comigo.

Stella Sartorio é disputada no varejo de moda da cidade. Ela jamais falaria isso dela mesma, mas estou aqui para confirmar! Ela se formou na universidade, mas o varejo foi o seu grande “doutorado”. Hoje é referência em operação de negócios da indústria fashion e atendimento.

Ela arrumou um vaga na sua agenda de empresária e mãe para conversar comigo e tornar a nossa sexta quente de setembro mais inspiradora!

Qual a sua ocupação?
Após anos trabalhando no comércio, para empresas que tenho eterna admiração e gratidão, recentemente assumi a direção criativa da marca Use Na Praia, juntamente com minha sócia Helen Morais. Juntas, fazemos toda a parte de criação/estilo e nos dividimos nas demais tarefas. Toco a parte administrativa, produção e operação da marca.

Como escolheu a carreira?
Não fui eu quem escolhi, ela me escolheu. Estava com 16/17 anos, as festas de final de ano se aproximavam e eu queria muito viajar no Réveillon. Pensei então que era hora de começar a trabalhar e ganhar o meu próprio dinheiro. Saí à procura e consegui uma vaga como freelancer na Riachuelo. Nunca vou esquecer da loucura dessa primeira experiência! Quer ter certeza se você tem vocação para vendas e trabalhar com o público? Comece por uma loja de departamentos. Das duas uma: ou você desiste ou nunca mais você sairá desse mundo. E foi assim comigo.

A carga horária e a rotina iriam comprometer meus estudos, então não continuei com a vaga que me foi oferecida, mas ainda queria trabalhar e ajudar meus pais a pagar a minha faculdade.

Comecei então a fazer eventos no Parkshopping. Conheci a dona da loja Mixed, Isabela Gontijo. Ela me convidou para fazer parte da equipe dela como vendedora. A loja era linda! Eu morava em Brasília há apenas cinco anos, vim do interior da Paraíba, nem shopping tinha. A Mixed foi a minha escola: aprendi a vender, me relacionar com as pessoas, etiqueta, cultura, gestão de equipe.

Depois, passei pela maison Ana Paula, minha grande faculdade. Aprendi outra visão de gestão, pude acompanhar de perto a administração de uma empresa. Ana Paula foi outra mãezona, fez questão de me apresentar e me ensinar o backstage do comércio. Me apresentou grandes marcas e pessoas influentes do meio. Assim, mais um ciclo se fechou com o encerramento da marca.

Arquivo pessoal
Stella e Ana Paula

 

A próxima parada foi a Ateen, onde vivi outra maravilhosa experiência. Absorvi o máximo que pude das minhas duas supervisoras, Joana e Verônica, ambas donas de uma postura ética e gestão memoráveis.

Arquivo pessoal
Na loja Ateen

 

Logo em seguida foi o nascimento da marca Use Na Praia, além de continuar um trabalho com a marca Cris Barros. Concilio tudo isso com o papel de mãe de dois filhos pequenos. É uma correria louca pra me dividir entre amor, educação e casamento. A vida se encarregou de tudo, e na hora certa hoje trabalho com o que sempre quis. E essa é a realização de um grande sonho.

Arquivo Pessoal
Stella e a filha Manu

 

Qual a sua formação e quais cursos/trabalhos considerou essenciais?
Sou formada em jornalismo. Apesar de achar que moda e comércio têm uma certa ligação com a profissão, logo tive certeza que seria apenas para ter um diploma mesmo, pois eu não largaria o varejo. Fiz cursos na área de gestão de equipes e excelência em vendas.

Poderia dar algumas dicas para quem quer começar a trabalhar na área?
Primeiramente, seja sempre verdadeiro. Essa é maior qualidade de um vendedor de sucesso. Estude, pesquise, seja ativo, responsável, busque conhecimento, fique antenado em tudo que está acontecendo a sua volta. Viva uma experiência para poder passar uma experiência. E boa sorte!

Quais os maiores desafios da sua área hoje e como você acha que está o mercado?
O maior desafio é manter-se motivada diante de um cenário de crise atual. E o mercado está carente de bons profissionais nesta área. É um momento no qual as pessoas deveriam se dedicar ainda mais para obter bons resultados, e infelizmente não é o que vem acontecendo.

Uma pessoa (ou pessoas) que te inspira e por que?
Minha maior inspiração hoje é o meu esposo e seus sócios. Juntos, eles construíram a R2 Produções. Eu vi nascer a empresa e o crescimento deles me inspira e motiva a correr atrás das minhas metas, dos meus sonhos.

Quais os livros preferidos?
O Negócio do Luxo: do Desejo ao Consumo, de Carlos Ferreirinha; As 5 Linguagens do Amor, de Gary Chapman; Empreendendo Felicidade, de Pedro Salomão; e A Trilogia Millennium.

Quais sites lê todos os dias?
Confesso que não tinha esse hábito, porém minha sócia vem me incentivando e hoje leio Steal the Look e o WGSN.

Quais os Instagrans favoritos?
@tudodebomqueeufaco, @nativozza, @pinterest@wgsn e @pantone.

O que você assiste no Youtube?
Peppa, Patrulha Canina, Esquadrão Bizarro. Realidade de mãe, né? Mas também adoro assistir receitas culinárias.

O que escuta muito no Spotify?
Thiaguinho, Djavan, O Rappa e todos os sertanejos possíveis e imagináveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?