Conheça Tati Galvão, a produtora dos shows de Gal Costa, Silva e Iza
Formada em Comunicação Social, ela encontrou na estrada, ao lado dos maiores artistas brasileiros, a profissão que a satisfaz
atualizado
Compartilhar notícia
Bailarina, aeromoça, bombeiro, astronauta, médica ou engenheiro. São algumas das respostas a clássica pergunta “O que você quer ser quando crescer?”.
A entrevistada de hoje, Tati Galvão, é produtora executiva e o nome por trás de shows e turnês nacionais. É por conta de seus olhos atentos, logística e WhatsApp sempre conectado, que Gal Costa, Silva e Iza sobem aos palcos.
Natural de Blumenau, ela escolheu São Paulo para chamar de lar. Formada em Comunicação Social, a produtora foi encontrar na estrada, ao lado de alguns dos maiores artistas brasileiros, a profissão que a satisfaz. Confira suas dicas!
Como é o dia a dia da sua profissão?
Sou produtora executiva de shows. Resumindo, eu cuido de todo o operacional para que uma apresentação daquela banda ou artista aconteça. Meu trabalho começa na pré-produção, que é o momento em que se organiza toda a logística da equipe junto ao produtor técnico. Depois chega a hora de pegar a estrada e acompanhar para que tudo que foi planejado seja viabilizado e executado.
Como foi a escolha da sua atividade profissional?
Sempre quis trabalhar com música. Meu pai foi percussionista e desde que nasci, me vi envolvida num ambiente musical. Quando cresci, acabei desencanando e me formei em Comunicação Social. Estagiei em agências de Publicidade, mas não me encontrei. Acabei cursando também Gestão Empresarial e comecei a trabalhar com marketing corporativo. Foi aí que entendi que a minha praia era trabalhar com eventos e dar uma nova chance a música.
Há alguns anos recebi uma proposta para ser produtora executiva de uma das maiores cantoras do Brasil. E desde então sigo na estrada, acompanhando artistas incríveis.
Quais cursos/trabalhos considera essenciais para esta profissão?
Acho essa pergunta muito complexa, porque o perfil do produtor executivo tem mudado muito nos últimos anos. Hoje, ao reunir um grupo de produtores experientes e perguntar a cada um quais cursos e experiências foram importantes para eles chegarem onde estão, com certeza encontrará diversas respostas. Além de todo tipo de profissional, desde jornalistas, músicos, historiadores e pedagogos. Em comum, há muita articulação e fundamentação.
Qual o maior desafio na sua profissão?
Entender que nem tudo está ao nosso alcance. Não se cobre tanto. Por mais que esteja tudo planejado nos mínimos detalhes, muitos fatores não dependem exclusivamente do nosso esforço. Imprevistos ocorrem. Faz parte.
O que mais gosta no seu trabalho?
Duas coisas fazem eu me apaixonar todos os dias pela minha profissão: conhecer lugares e pessoas novas e ver o público e a banda/artista curtindo durante o show. Não têm preço e faz tudo valer a pena.
Uma pessoa que te inspira e ama seguir no Instagram
A escritora, filosofa, professora universitária e artista plástica Márcia Tiburi. Ela sempre diz que a grande contribuição da filosofia para o nosso tempo continua a ser o diálogo. Ela consegue ser uma pensadora que tem o dom de se fazer entender por todos os tipos de público.
Sites, livros, filmes e documentários imperdíveis
Eu sempre estou de olho em dois sites: Album of The Year, que compila todos os lançamentos de música em uma única plataforma; e o Tenho Mais Discos Que Amigos, que mistura música, cultura, entrevistas, resenhas.
No momento estou lendo Delírio do poder: Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação, da Marcia Tiburi. Nele, ela reflete sobre questões políticas da atualidade.
Recomendo o documentário Miss Representation, da Jennifer Siebel Newsom. Acho que ele cumpre o papel de intrigar e fazer refletir.
Indico o filme Rent – The Musical. Rent é um musical do Jonathan Larson que ficou em cartaz por mais de 16 anos na Broadway. Ele é inspirado na ópera La Bohème, do Puccini. Esse musical/filme aborda temas como desemprego, AIDS, homossexualidade e drogas. É sem dúvidas meu musical preferido e já perdi as contas de quantas vezes assisti.
Canais no Youtube que adora assistir
Eu não sou uma pessoa que acompanha canais no Youtube. O único que eu realmente curto e já virou um clássico, é o da Jout Jout. Gosto muito desses dois vídeos:
“PARA VOCÊ QUE É UMA FRAUDE”
“É OBVIO QUE VOCÊ TÁ ANSIOSO”
Playlists/artistas favoritas do Spotify
Tem um podcast do Emicida com Ronald Rios sobre música que eu amo: