Saiba quem são alguns dos maiores influenciadores da Nigéria
Devido a recentes investimentos e reformas na economia, o país africano é considerado um dos mais promissores do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Nigéria, um país marcado por contradições. Por um lado, a antiga colônia britânica é rica em petróleo. Por outro, sofre com guerras civis, ataques de grupos terroristas extremistas e desigualdade social.
O país possui o maior contingente populacional do continente, tem economia baseada na exportação de petróleo e na produção de bens agrícolas, como cacau, café, banana e amendoim. Com formação cultural composta de mais de 500 etnias, a Nigéria foi uma das regiões que teve maior número de pessoas escravizadas no Brasil.
Com uma posição estratégica no continente (costa para o Mar Mediterrâneo), o país foi classificado como promissor pela consultoria McKinsey, em 2014. O relatório especial concluiu que, com investimentos e reformas implantadas na economia, a Nigéria se tornaria umas das 20 maiores economias do mundo em torno de 2030. Um grande mercado consumidor em potencial e um número crescente de jovens empreendedores foram fatores positivos apontados no estudo.No grupo de economias promissoras, estão também Costa do Marfim, Angola e Etiópia. No entanto, mais uma vez, corrupção, desigualdade social, conflitos étnicos internos continuam retardando esse resultado.
O objetivo desta matéria é driblar o tal algoritmo das mídias sociais e abrir uma nova porta nas nossas pesquisas cotidianas. Além disso, quero fugir da pauta Boko Haram e pobreza extrema, para exaltar aspectos positivos e equilibrar a reputação do país.
Eu não poderia, porém, falar apenas de influencers do país sem antes fornecer um humilde (humilde mesmo!) resumo sobre a Nigéria. Espero que todos aqui tenham a curiosidade de procurar um pouco mais.
Já leram a matéria sobre influencers chineses? Diferentemente do país asiático, a Nigéria não enfrenta problemas de censura e controle nas plataformas sociais. A nação africana possui, hoje, um grande número de provedores de internet, o que resulta em uma competição saudável e pouca interferência do governo. O maior problema ainda é acessibilidade: 95% dos usuários do mundo www estão nos centros urbanos.
Falando de moda e entretenimento, Lagos, maior cidade do país, é considerada a Los Angeles africana. É a maior consumidora de champanhe do continente, abriga Nollywood, crescente indústria de filmes, e já aguarda um novo restaurante Nobu, projeto da Emaar, uma das proeminentes imobiliárias de Dubai.
Polo Luxury, multimarcas referência em luxo do país, é a única da região autorizada a vender Gucci, Dolce & Gabbana, Rolex, entre outras. A classe rica e emergente da Nigéria é extremamente ligada a grandes grifes, mas o forte papel das mídias sociais e de influenciadores nos últimos cinco anos tem aberto possibilidades para empresas locais. Tiffany Amber e Duro Olowu são labels que estão se destacando no circuito Londres-Lagos, por exemplo.
Selecionei 10 influencers extremamente ligados a moda e lifestyle e que valorizam a cultura nigeriana. Por meio de suas mídias sociais, podemos acompanhar melhor a rotina no país, conhecer novas marcas e abrir nosso leque cultural.
Influenciadora de moda e beleza que vai além. Em dezembro de 2017, lançou sua primeira empresa, a F.A. Design Studio, uma plataforma de web design focada em pequenos negócios de liderança feminina. O seu objetivo é empoderar mulheres por meio da inclusão digital e conectar pessoas usando a tecnologia. Looks de tirar o folêgo, beleza estonteante e cheios propósito.
Yagazie é fotojornalista e, desde o início da sua carreira, em 2015, já colaborou com Al-Jazeera, New York Times, Vogue, Time Magazine e Refinery29. Com muitos seguidores, apresenta trabalhos que nos fazem viajar por diferentes culturas e mostram um pouco da sua rotina.
Visualmente falando, é um dos meus instas favoritos dos últimos meses. Que fotos! Que looks! Asiyami é geradora de conteúdo profissional e, em suas redes sociais, podemos encontrar trabalhos com Pantene, J.Crew, Vogue e GAP.
4. Noble Igwe
Blogueiro e fundador da plataforma de conteúdo 360nobs.
5. Sharon Ojong
Sharon largou a sua carreira como produtora de TV para se dedicar ao marketing, branding e geração de conteúdo de marcas de moda.
6. Dénola Grey
Ator, apresentador, blogueiro de moda e ícone fashion do país.
Começou no mundo dos blogs em 2012, gerando conteúdo de moda, beleza e viagem. Em 2016, fundou a própria marca com uma proposta de shapes de luxo por preços acessíveis.
Blogueiro e youtuber, seus looks acumulam milhares de curtidas no Instagram. Marcas como Joe Malone e Mac investem nos posts de uma das maiores influencers do país.
9. Jackie Aina
A maior youtuber de beleza da Nigéria, com mais de 2 milhões de inscritos em seu canal. Foi pioneira em tutoriais de maquiagem para peles negras.
10. Steve Onoja
As fotos mais lindas de todas, pois o moço, além de fashionista, é fotógrafo. Hoje vive em NYC e compartilha seus looks e suas viagens.