A Amazônia e as mídias sociais: Veja perfis que fazem a diferença
As queimadas na Amazônia transcendem o desmatamento e emissão de gases. Todo o nosso estilo de vida está em xeque
atualizado
Compartilhar notícia
A Amazônia está em chamas e, em 24 horas, se tornou trending topic nas mídias sociais. O que isso significa? Já pararam para pensar? Estamos mesmo usando o nosso @ para a mudança ou apenas sendo ativistas de sofá?
Talvez o acesso “permitido” por meio da internet seja uma ilusão e as ações efetivas foram substituídas por hashtags.
E a Amazônia? A Amazônia está queimando, o governo não faz nada, e nós estamos sentindo as consequências disso, lamentável pic.twitter.com/Ozf1wzpZ2T
— Luis_fernand0 (@Luis_fernando32) August 20, 2019
Esta matéria é absolutamente não-partidária, mas o cunho de responsabilidade política não consegue ser excluído do tópico. E, acima de tudo, tem o objetivo de compartilhar ferramentas presentes nas mídias sociais que nos munem de autorresponsabilidade. Como podemos participar e ajudar?
As queimadas na Amazônia transcendem o desmatamento e emissão de gases. Todo o nosso estilo de vida está em xeque. O que comemos, o que vestimos, em quem votamos e os lugares que frequentamos são fatores que contribuem para as chamas do Norte do país.
Mais efetivo que carregar baldes de água nas costas para apagar o fogo é nos posicionar frente ao consumo desenfreado e as decisões tóxicas de governos e marcas.
A maneira como vivemos e nos informamos é, sim, um ato de protesto. Pequenas mudanças na sua rotina podem salvar a floresta, o ecossistema e a sobrevivência na Terra.
Vamos começar aos poucos? Aqui vão 5 perfis para seguir e acompanhar que vão te situar em alguns pilares importantes desta jornada: informação ambiental e política, moda, consumo e alimentação.
Mais do que repostar a indignação com as chamas na Amazônia, vamos nos transformar em agente de mudança.
1 – 342 Amazônia
Plataforma de mobilização e ação para divulgação de causas ligadas à defesa da natureza e do meio ambiente. No perfil, você encontra informações atualizadas sobre decisões tomadas em Brasília que afetam a todos nós. A união entre o 342, o Greenpeace e o Mídia Ninja originou o primeiro app de ativismo ambiental do Brasil. Para baixar agora!
2 – Observatório do Clima
Rede de organizações da sociedade civil com objetivo de discutir mudanças climáticas no contexto brasileiro. Aqui, você encontra notícias atualizadas sobre o tema.
3 – Menos 1 Lixo
O movimento que já cresceu no país e mostra, na prática, como cada um de nós é capaz de contribuir para uma grande mudança. Pequenos gestos no combate a poluição, emissão de gases, preservação e por aí vai. Muito bom acompanhar este perfil!
4 – Modefica
Um perfil desafiador de discussão sobre moda e sustentabilidade no Brasil.
5 – Segunda sem Carne
Não vamos advogar a favor do veganismo, mas plantar uma ideia: e se uma vez por semana, não consumíssemos proteína animal? Já parou para pensar no impacto que isso teria?