Zé Celso teve 53% do corpo queimado e estado é grave, diz médica
Zé Celso Martinez segue intubado e sedado na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, após incêndio atingir seu apartamento
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A médica e atriz Luciana Domschke, amiga do dramaturgo Zé Celso Martinez, 86 anos, internado na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, informou no fim da noite desta terça-feira (4/7) que o estado dele é grave, com uma queimadura extensa que atingiu 53% de seu corpo. Ainda assim, ela se mostrou otimista: “Ele tem força e vontade suficientes para sair dessa”, afirmou (veja abaixo).
Zé Celso sofreu queimaduras no rosto, nas pernas e no braço durante incêndio em seu apartamento no Paraíso, na zona sul da capital paulista, na manhã desta terça-feira (4/7).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h e 11 viaturas atuaram para controlar o fogo. A principal suspeita é que o incêndio tenha começado por um aquecedor no quarto do dramaturgo.
A médica Luciana, que é amiga de Zé Celso e está em contato direto com a equipe médica que o atende, deu as informações por meio das redes sociais. Ela disse que o dramaturgo está sedado e intubado e que, apesar da gravidade, o quadro é estável.
Luciana afirmou, ainda, que o amigo “está lutando” e pediu a todos que acreditem “na capacidade do Zé de superar isso”.
O vídeo da médica foi postado no perfil do Teatro Oficina no Instagram. A publicação informa que o marido de Zé Celso, Marcelo Drummond, Victor Rosa e Ricardo Bittencourt, que também estavam no apartamento, seguem em observação após terem inalado muita fumaça.
O cachorro Nagô já deixou a clínica veterinária e está sob os cuidados das irmãs de Zé Celso. “O momento é da mais alta vibração coletiva coral em estado de feitiçaria de cura, de teatro que cura, de magia de cura, de amor de cura”, diz a postagem do Teatro Oficina.
Quem é Zé Celso
Diretor, ator, encenador e dramaturgo, Zé Celso é um dos principais nomes das artes cênicas no Brasil. Ele ficou conhecido, principalmente, por fundar o Teatro Oficina, referência no país.
Ele nasceu em Araraquara, no interior paulista, e começou a se interessar por arte na infância, quando brincava de representar as mais diversas realidades no quintal de sua casa.
O ator iniciou o curso de direito na Universidade de São Paulo (USP), por pressão dos pais, mas logo se interessou por métodos de atuação de Constantin Stanislavski, ator e pedagogo russo.
Em 1985, criou o Teatro Oficina, com sede em São Paulo, ao lado de Amir Haddad, Renato Borghi, Etty Fraser, Fauzi Arap e Ronaldo Daniel.
Casamento com Marcelo Drummond
No mês passado, Zé Celso se casou com Marcelo Drummond, de 60 anos. Os dois estão juntos desde 1986, totalizando 37 anos de relação. Eles se conheceram no Teatro Oficina, em 1986. No mês seguinte, foram morar juntos e permanecem unidos até hoje.
Em entrevista à jornalista Cleo Guimarães, Marcelo afirmou que ele e Zé Celso não se relacionam sexualmente há mais de 20 anos: “Estamos casados pela vida que vivemos, compartilhamos tudo. Moramos juntos, mas não transamos há mais de 20 anos, cada um tem seus amantes”.
Os dois compartilham a vida juntos pelas redes sociais, e até mostram momentos inusitados um do outro. Marcelo, por exemplo, mostrou seu parceiro no vaso sanitário.