metropoles.com

Zambelli propõe ação com Boulos após bloqueio de conta de deputado do PSol

Zambelli procurou Boulos após bloqueio de contas do deputado Glauber Braga (PSol-RJ) por determinação da Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Carla Zambelli de perfil - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Carla Zambelli de perfil - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

São Paulo – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) procurou Guilherme Boulos (PSol-SP) nesta quinta-feira (31/8) para propor uma ação em conjunto contra bloqueios financeiros de parlamentares, como o que ocorreu com Glauber Braga (PSol-RJ), que teve as contas bancárias bloqueadas.

Braga recebeu uma multa de quase de R$ 1 milhão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e teve suas contas, inclusive a administrativa, bloqueadas. A decisão foi proferida pelo juiz Sergio Roberto Emilio Louzada.

“Contatei Guilherme Boulos, líder do Psol, propondo reunião com Arthur Lira, presidente da Casa. Apesar das visões políticas 100% opostas, busco resolver burocracias que travam o trabalho de todos”, disse Zambelli em nota.

“Já faz algum tempo que parlamentares de direita têm dificuldades com bloqueios da conta de ressarcimento. Enfrentei bloqueio por multas devido a postagens em minhas redes sobre Lula e ditadores como Ortega e Maduro. O TSE entendeu que tratava-se de fakenews”, acrescentou a parlamentar.

Zambelli não foi a primeira parlamentar do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro a defender Braga. Nessa quarta (30/8), durante sessão do Conselho de Ética, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) defendeu Braga e chamou a decisão de “incabível” e “impagável”.

Bloqueio

A multa foi aplicada após o deputado e demais aliados do Movimento Sem Terra (MST) se manifestarem a favor da deputada estadual Marina do MST (PT-RJ), que foi hostilizada por bolsonaristas em visita à Nova Friburgo.

A Justiça do Rio manifestou “extrema preocupação” com os locais escolhidos eram “estreitos”. O evento estava marcado para ocorrer no último domingo (27/8), nas praças Lumiar e São Pedro da Serra. Nas redes sociais, Braga criticou a decisão do Ministério Público e ressaltou que a manifestação seria pacífica.

No domingo, o psolista compareceu ao local marcado para conversar com os apoiadores.

“Fui às redes sociais repudiar a decisão absurda do magistrado, disse que teríamos que adiar o ato e o desmobilizei. Eu estive na praça apenas para conversar com as pessoas que não tivessem visto o cancelamento. O oficial de Justiça me notificou e na redação do ocorrido ele diz que o ato não ocorreu. Mas ontem a conta foi zerada”, disse o deputado.

No entanto, Louzada aplicou a multa por entender que Braga estava “afrontando a liminar vigente”. O parlamentar mostrou imagens de sua conta bancária com o saldo negativo de R$ 955 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?