Voos em SP sofrem impacto de derrapagem de avião em Florianópolis
Aeroporto de Congonhas teve ao menos 23 voos cancelados até o meio da tarde desta quarta, após avião derrapar em Florianópolis
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A derrapagem de um avião da Latam no Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, causou reflexos também no tráfego aéreo de São Paulo, com atrasos em voos ao longo do dia. Até o meio da tarde, a pista catarinense seguia fechada.
Segundo a Infraero, devido à ocorrência no Aeroporto de Florianópolis, foram cancelados 23 voos até as 15h30 no Aeroporto de Congonhas, entre chegadas e partidas. Já a GRU Airport afirmou que o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, opera normalmente e que as próprias companhias aéreas podem dar informações a respeito dos seus voos.
A Latam não divulgou o número de voos que partem ou chegam à Grande SP e que foram afetados pelo problema em Florianópolis. A companhia disse apenas que já notificou todos os passageiros com voos afetados.
Passageiros da Gol também foram afetados. A companhia afirma que 28 voos previstos para pousar o decolar de Florianópolis foram cancelados. Desses, 20 deveriam partir ou chegar aos aeroportos de Cumbica ou Congonhas.
A Azul afirmou que, devido ao fechamento do aeroporto em Florianópolis, precisou alternar um voo para o aeroporto de Curitiba e cancelar outros 12, que iam pousar ou decolar na cidade. A companhia disse que os clientes estão recebendo toda a assistência necessária. A empresa afirmou também que passageiros foram reacomodados em outros voos ou em voos extras para Navegantes (SC), em razão da proximidade com Florianópolis.
Solução
A Latam disse que o seu Recovery Team já está em trânsito para a remoção da aeronave do local do ocorrido em Florianópolis. “A Latam reforça que todos os 172 passageiros e 7 tripulantes do voo LA3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) foram desembarcados em segurança e liberados após a avaliação da equipe médica. A ação foi tomada após o incidente com a aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que extrapolou os limites de pista no pouso no aeroporto catarinense”, disse, em nota.
A Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo Aeroporto de Florianópolis, disse no meio da tarde que 26 voos foram impactados pelo fechamento da pista.
“A concessionária pede que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia aésea para remarcações e informações sobre o voo. As companhias aéreas atuam no atendimento e realocação dos passageiros, com todo o suporte da concessionária”, afirmou, em nota.
A concessionária também disse que trabalha com a Latam e os demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível.