metropoles.com

Voos em Guarulhos voltam a ser afetados por falha em sinal de GPS

Nesta terça-feira (3/9), pousos e decolagens em GRU foram afetados por falha em sinal de GPS. Problema também causou atraso na quinta (29/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes sociais
Nesta terça-feira (3/9), pousos e decolagens em GRU foram afetados por falha em sinal de GPS. Problema também causou atraso na quinta (29/8) - Metrópoles
1 de 1 Nesta terça-feira (3/9), pousos e decolagens em GRU foram afetados por falha em sinal de GPS. Problema também causou atraso na quinta (29/8) - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Redes sociais

São Paulo — Pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, foram afetados por falha no sistema de navegação na manhã desta terça-feira (3/9).

A assessoria do aeroporto confirmou que “devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens”. Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea já estão operando normalmente.

Intercorrências recentes em GRU

Na quinta-feira (29/8), os voos também tiveram atrasos pontuais por falha de comunicação. Na ocasião, o aeroporto explicou que aconteceu uma “intermitência no sistema de navegação (GNSS) que é específico para aeronaves”. Eles acrescentam que o problema envolve algumas empresas aéreas.

No sábado (31), o aeroporto precisou suspender alguns voos após fumaça e cheiro de queimado terem sido relatados na torre de comando. O local foi evacuado e os bombeiros foram acionados.

O Metrópoles apurou que a fumaça foi gerada por uma correia rompida em um gerador. Às 11h02, os pousos e decolagens foram suspensos e o prédio da torre foi esvaziado. Os bombeiros realizaram vistoria no local e não encontraram nenhuma anomalia. A equipe de manutenção elétrica de GRU foi acionada.

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, confirmou a presença de fumaça nas instalações. “Não houve detecção de nenhum foco de incêndio ou risco à segurança. As operações de pousos e decolagens foram momentaneamente suspensas, com 3 voos cancelados e 8 voos alternados para outros aeroportos.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?